A arte tecendo fios para uma educação sensível
O conteúdo da obra apresenta propostas aos professores e demais profissionais da educação sobre a importância da Arte e sobre as expressões de cada criança no seu desenvolvimento; discute e analisa o modo pelo qual podem ser implementadas as artes visuais em sala de aula e destaca, ainda, o professor como ponto fundamental para que a Arte potencialize o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do senso crítico, estimulando a sensibilidade da criança, impulsionando-a no agir e no pensar.
Preâmbulo: Tramas e Fios
Apresentação
Compreendendo o cotidiano das escolas de educação infantil: entrevista com gestores e professores
A intenção da reflexão
Capítulo 1
Um Pouco da História: urdindo os fios – situando a arte na educação – leis e referenciais
Reflexão e estudos sobre a Arte na educação
Capítulo 2
A Arte como Tramas para a Construção da Concepção Estética do Professor na Educação Infantil
Os fios da memória tecendo as lembranças individuais – práticas para a coleta dos relatos
Os alunos-professores e a formação em Pedagogia
Projeto memória transformadora
O autorretrato – primeiro momento
Capítulo 3
Tecendo Fios para Uma Educação Sensível: o papel do professor na formação artística da criança
Um novo olhar para a arte na Educação Infantil – fios para trançar ações em consonância com o discurso do professor
Referências
Filme
Este livro é o resultado de pesquisas na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara sobre o papel do professor e da Arte no desenvolvimento infantil. É baseado em um estudo qualitativo, que envolveu observação, levantamento de dados e entrevistas realizadas pelo grupo de pesquisadores, o qual tornou possível tecer algumas considerações com base nos relatos dos va?rios profissionais participantes e inferir que há um apontamento geral para a Arte como elemento fulcral no desenvolvimento global da criança, promovendo e estimulando o cognitivo, o emocional e o social.
O conteúdo da obra apresenta propostas aos professores e demais profissionais da educação sobre a importância da Arte e sobre as expressões de cada criança no seu desenvolvimento; discute e analisa o modo pelo qual podem ser implementadas as artes visuais em sala de aula e destaca, ainda, o professor como ponto fundamental para que a Arte potencialize o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do senso crítico, estimulando a sensibilidade da criança, impulsionando-a no agir e no pensar.
Coopera, assim, para que os educadores tenham não apenas maior percepção e reconhecimento da grande influência da Arte e de suas práticas no desenvolvimento infantil, mas também para que valorizem e legitimem os contributos da própria trajetória de vida e de suas memórias em seu trabalho como professores.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-884-4 |
Edição | 1 |
Ano | 2020 |
Páginas | 158 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Artes e Línguas na Escola Pública: uma possibilidade em movimento Lindabel D. Cardoso, Eneide Maria M. de Lima, Mitsuko Aparecida M. Antunes, Adriana M. Momma e Newton Antonio P. Bryan (orgs.)de R$37,00 por R$29,60
-
Psicologia Escolar e Arte: uma proposta para a formação e atuação profissional Silvia Maria Cintra da Silvade R$39,00 por R$31,20
-
Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (org.)de R$42,00 por R$33,60
-
Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar Alessandra Arce e Lígia Márcia Martins (orgs.)de R$74,00 por R$59,20
-
Ensinando Ciências na Educação Infantil Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguelde R$96,00 por R$76,80
-
Educação Infantil: alimentação, neurociência e tecnologia Alessandra Arce Haide R$58,00 por R$46,40
-
O Teatro de José de Anchieta: arte e pedagogia no Brasil colônia Paulo Romualdo Hernandesde R$30,00 por R$24,00