As Transformações da Educação e o Tempo Integral nas Escolas
Na educação em tempo integral, os estudantes têm aulas não apenas em um turno – quando passam cerca de cinco horas na escola – mas participam também de atividades no contraturno. Nesse caso, a jornada integral é, em geral, de sete horas diárias. O que fazer e como organizar este período para que de fato seja eficiente e proveitoso?
Apresentação
Lara Andréa Crivelaro
Capítulo 1
Educação em tempo integral ou educação integral?
Francisco Aparecido Cordão
Rosemary Soffner
Bahij Amin Aur
Capítulo 2
As dimensões do desenvolvimento humano e as trilhas de aprendizagem na escola em tempo integral
Célia Regina de Godoy
Lucília Panisset Travassos
Capítulo 3
Educação em tempo integral: um caminho para uma educação integral e global ou vice-versa
Francisco Borges
Capítulo 4
A escola invisível: o desafio da aprendizagem permanente
Alexandre Sayad
Capítulo 5
Compreender o papel da tecnologia na sociedade é componente de um projeto de formação integral
Betina von Staa
Capítulo 6
O tempo integral para crianças de até seis anos
Mariana Luz Camargo Mendes
Capítulo 7
A que horas bate o sinal?
Janine Rodrigues
Capítulo 8
O cartucho de prata da educação: escolas de período integral podem transformar a educação pública brasileira
Jair Ribeiro
Capítulo 9
A educação integral e o marketing de relacionamento
Luciana de Almeida Palhete
Sobre os autores
Este livro, organizado pela socióloga e diretora acadêmica do Educbank, oferece um olhar aprofundado sobre um dos desafios mais significativos da educação brasileira contemporânea: a implementação eficaz da educação em tempo integral. Cumprindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o livro se dedica a explorar não apenas a expansão quantitativa do ensino, mas principalmente sua transformação qualitativa.
Patrocinada pelo Instituto Educbank de Educação e Cultura, esta obra é parte de uma série de publicações comprometidas com a evolução da educação no Brasil, cujo tema central argumenta que a extensão do tempo escolar deve ser acompanhada por uma mudança significativa na qualidade do ensino. O foco é sobre como o tempo adicional na escola pode ser utilizado para enriquecer a experiência educativa dos alunos, preparando-os não só academicamente, mas também como cidadãos globais aptos a enfrentar os desafios do futuro.
Com expertise no campo educacional, os autores apresentam neste livro uma combinação de análises rigorosas e sugestões práticas, tornando-o um recurso valioso para educadores, formuladores de políticas e todos os interessados no avanço da educação integral no Brasil.
Caio Noronha
CEO do Educbank
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-65-5755-061-8 |
Coleção | Educação, Escola e Inovação |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Páginas | 184 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Telas que Ensinam - Mídia e aprendizagem: do cinema às tecnologias digitais Samuel Pfromm Nettode R$45,00 por R$27,00
-
Cultura do Desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior Suely Galli Soares (org.)de R$51,00 por R$25,50
-
Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassade R$45,00 por R$38,25
-
Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos Aline M. de M.R.Real e Daniel Mill (Org)de R$50,00 por R$42,50
-
Inclusão, colaboração e governança urbana: aprendizagem e capacitação institucional Erika de Castro ; Maciej John Wojciechowski (org.)de R$25,00 por R$21,25