Bullying: visão interdisciplinar
Este livro aborda um dos mais polêmicos temas da escola e da atualidade, o bullying, e foi organizado, sistematicamente, para proporcionar ao leitor uma visão interdisciplinar deste fenômeno que representa uma chaga nas relações escolares e sociais. Elaborado por estudiosos do assunto, apresenta vivências e conhecimentos técnico-científicos sobre o bullying, tornando a obra — em razão da sua natureza interdisciplinar — uma referência para estudos e pesquisas de diversos profissionais das variadas áreas de formação: Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia etc.
Apresentação
Capítulo 1
Bullying: a violência no âmbito escolar
Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Capítulo 2
As Faces do Bullying: implicações sociais e emocionais a partir das relações interpessoais no ambiente escolar
Sônia Maria Ferreira Koehler
Capítulo 3
Violência (Bullying e Cyberbullying): modernidade e crise de sentido, ética e direitos humanos
Marcius Tadeu Maciel Nahur
Capítulo 4
Aspectos Constitucionais do Direito Social à Educação e da Violação a este Direito na Forma do Bullying
Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto
Capítulo 5
O Bullying e a Responsabilidade Jurídica
Maria Aparecida Alkimin
Posfácio
Bullying na Visão Interdisciplinar: uma possível contribuição da teologia
Lino Rampazzo
Sobre os Autores
Este livro aborda um dos mais polêmicos temas da escola e da atualidade, o bullying, e foi organizado, sistematicamente, para proporcionar ao leitor uma visão interdisciplinar deste fenômeno que representa uma chaga nas relações escolares e sociais.
Elaborado por estudiosos do assunto, apresenta vivências e conhecimentos técnico-científicos sobre o bullying, tornando a obra — em razão da sua natureza interdisciplinar — uma referência para estudos e pesquisas de diversos profissionais das variadas áreas de formação: Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia etc.
Cada autor buscou contextualizar o tema bullying sob a ótica de sua formação profissional e pedagógica, com isso, desenvolveu-se uma ampla e pro-funda análise do tema com o enfrentamento de questões polêmicas e complexas que o norteiam. Apresenta ao leitor uma compreensão da função da escola para a formação integral e cidadã do educando; trata da educação sob o aspecto constitucional, como direito e garantia fundamental e social que corrobora para a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana; trata das repercussões psicológicas e sociais do fenômeno bullying, partindo da análise e diferenciação de outros fenômenos afins tais como a agressividade e a violência institucionalizada.
O tema também é tratado sob a perspectiva filosófica com enfoque na ética da virtude que se contrapõe à “coisificação” das relações interpessoais e banalização da violência; além de ser tratado pela teologia visando estabelecer um elo entre a fé e a razão para o enfrentamento da violência na escola, apontando, como solução para o bullying, o sistema preventivo salesiano pregado por D. Bosco.
Por fim, o livro trata de aspectos jurídico-legais do fenômeno bullying, apontando questões relevantes tais como a responsabilidade civil e a responsabilidade perante o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-482-2 |
Edição | 1 |
Ano | 2011 |
Páginas | 180 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Limites e Indisciplina na Educação Infantil Maritza Rolim de Moura Vergés e Marli Aparecida Sanade R$31,00 por R$15,50
-
Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência Albertina Mitjans e Maria Carmen Tacca (orgs.)de R$51,00 por R$40,80