Como Corrigir Redação
Dada a boa aceitação e procura deste livro, não só por parte de professores de redação do ensino médio, que preparam seus alunos para vestibulares, mas, também, por parte dos do ensino fundamental em busca de embasamento teórico e de critérios para avaliação de textos em suas escolas, estamos publicando a sétima edição.
Fiel ao objetivo com que foi concebido – ajudar o professor de Português na importante tarefa de corrigir as redações de seus alunos – sua pretensão não é impor estratégias, mas instrumentalizar melhor os que lidam com leitura e produção de textos, na conduta árdua e fascinante, não só de preparar os estudantes para provas, mas de dar-lhes armas eficazes para, competentes na comunicação escrita, exercerem seu papel de cidadãos do mundo.
Introdução
Capítulo 1
O que é Corrigir Redação
Capítulo 2
Critérios de Avaliação
Adequação ao tema
Adequação ao gênero textual
Adequação ao nível de linguagem
Coesão textual
Coerência
Capítulo 3
Benefícios da Refeitura de Textos
Capítulo 4
Sugestões de Grades de Correção
Como atribuir notas
Capítulo 5
Questionamentos
E a originalidade?
O conceito de autoria
O papel da dissertação no processo seletivo para a universidade
Capítulo 6
Redações Comentadas
Quanto à adequação ao tema
Quanto à adequação ao gênero textual
Quanto à adequação ao nível de linguagem
Quanto à coesão
Quanto à coerência
Capítulo 7
Redações Exemplares
Capítulo 8
Carta Argumentativa
Uso dos recursos da carta
Necessidade de serenidade e elegância na apresentação de argumentos
Formatação
Formas de tratamento
Critérios de correção
Capítulo 9
Como Fazer e Como Corrigir Resumo
Competências requeridas
Estratégias de leitura anteriores ao resumo
Passos necessários à elaboração do resumo
Resumo crítico
Resenha
Critérios de avaliação de resumo
Algumas considerações sobre retextualização
Capítulo 10
Propostas de Redação dos Modernos Vestibulares
Referências
Escrito com simplicidade e clareza, este livro da Profa Graciema Pires Therezo preenche uma lacuna na área do ensino de redação, fornecendo a professores de ensino fundamental e médio diretrizes práticas para a avaliação de textos.
Os recursos da eficiência textual — adequação ao tema, ao tipo de texto, ao nível de linguagem, coesão e coerência — transformam-se, nos moldes dos grandes vestibulares, em critérios que, detalhados, auxiliam tanto o profissional de Letras, dando-lhe objetividade e segurança no trabalho de correção escolar, como o aluno, fornecendo-lhe bases para o cumprimento das suas tarefas de produção escrita.
Carlos de Aquino Pereira
PUC-Campinas
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-604-8 |
Edição | 7 |
Ano | 2012 |
Páginas | 204 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Redação para o Vestibular Maria Inês Ghilardi, Maria Marcelita Pereira e Graciema Pires Therezode R$38,00 por R$30,40