Dialética Negativa, Estética e Educação
Bruno Pucci, Pedro Goergen e Renato Franco (orgs.)
O livro se coloca nos horizontes da relação complementar entre dialética e estética e dos desdobramentos que esse encontro fecundo pode gerar para a formação educacional. Os ensaios apresentados ora representam um aprofundamento crítico na compreensão das obras dos pensadores frankfurtianos, ora um uso fecundo de seus conceitos em análises de alguns dos novos aspectos de nossa época.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$46,00
por
R$27,60
.
Apresentação
Capítulo 1.
Reflexões sobre Dialética Negativa, Estética e Educação
Rodrigo Duarte
Capítulo 2.
Estética Negativa: possibilidades de aplicação
Christian Viktor Hamm
Capítulo 3.
O Artista como o Eremita que Sabe o Horário de Partida do Próximo Trem: sobre o conceito de autonomia estética na obra de T. Adorno
Renato Franco
Capítulo 4.
Divergências e Convergências sobre o Método Dialético entre Adorno e Benjamin
Jeanne Marie Gagnebin
Capítulo 5.
O Fascismo como um 'Sistema Paranóico': a 'psicanálise do anti-semitismo' na Dialética do Esclarecimento
Ernani Chaves
Capítulo 6.
O Francis Bacon de Adorno e Horkheimer: alguns reparos
Raul Fiker
Capítulo 7.
Da Perspectiva Monológica à Dialógica
Pedro Goergen
Capítulo 8.
Ética, Técnica e Educação
Oswaldo Giacoia Junior
Capítulo 9.
Anotações sobre Teoria e Práxis Educativa
Bruno Pucci
Capítulo 10.
Sociedade, Escola e Barbárie
Newton Ramos de Oliveira
Capítulo 11.
A Educação pela Ironia
Antônio Álvaro Soares Zuin
Capítulo 12.
Sobre a Teoria Crítica na Polêmica contra o Fundamentalismo
Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória
Capítulo 13.
Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
Alexandre Fernandez Vaz
Capítulo 14.
O Sensacionalismo na Forma de Construção da Notícia
Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Capítulo 15.
Benjamin, Anjos e Demônios nos Cacos da História
Luiz Hermenegildo Fabiano
Sobre os Autores
Capítulo 1.
Reflexões sobre Dialética Negativa, Estética e Educação
Rodrigo Duarte
Capítulo 2.
Estética Negativa: possibilidades de aplicação
Christian Viktor Hamm
Capítulo 3.
O Artista como o Eremita que Sabe o Horário de Partida do Próximo Trem: sobre o conceito de autonomia estética na obra de T. Adorno
Renato Franco
Capítulo 4.
Divergências e Convergências sobre o Método Dialético entre Adorno e Benjamin
Jeanne Marie Gagnebin
Capítulo 5.
O Fascismo como um 'Sistema Paranóico': a 'psicanálise do anti-semitismo' na Dialética do Esclarecimento
Ernani Chaves
Capítulo 6.
O Francis Bacon de Adorno e Horkheimer: alguns reparos
Raul Fiker
Capítulo 7.
Da Perspectiva Monológica à Dialógica
Pedro Goergen
Capítulo 8.
Ética, Técnica e Educação
Oswaldo Giacoia Junior
Capítulo 9.
Anotações sobre Teoria e Práxis Educativa
Bruno Pucci
Capítulo 10.
Sociedade, Escola e Barbárie
Newton Ramos de Oliveira
Capítulo 11.
A Educação pela Ironia
Antônio Álvaro Soares Zuin
Capítulo 12.
Sobre a Teoria Crítica na Polêmica contra o Fundamentalismo
Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória
Capítulo 13.
Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
Alexandre Fernandez Vaz
Capítulo 14.
O Sensacionalismo na Forma de Construção da Notícia
Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Capítulo 15.
Benjamin, Anjos e Demônios nos Cacos da História
Luiz Hermenegildo Fabiano
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-198-2 |
Coleção | Coleção Educação em Debate |
Edição | 1 |
Ano | 2007 |
Páginas | 226 |
Formato | 140x210 mm |
Idioma | Português |