Educação e a Curva Pedagógica
A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.
Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.
Prefácio
Apresentação
Parte 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos
Aprender, apesar da escola?
Só se aprende com base nas próprias referências
Estilos de aprendizagem
Metacognição, autonomia e autorreflexão
Afeto e disponibilidade
Aprender a restabelecer vínculos
O educador como cuidador
A aula como manifestação do movimento vital
Parte 2. A Curva Pedagógica
O conceito de curva pedagógica
Passo 1: Harmonização
Passo 2: Pactuação
Passo 3: Ativação
Passo 4: Exposição
Passo 5: Concentração
Passo 6: Aplicação
Passo 7: Celebração
Avaliação: compreensão e investigação
Considerações Finais
Referências
A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.
Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-691-8 |
Edição | 1 |
Ano | 2014 |
Páginas | 122 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |