Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica
Marcos Daniel Longhini (Org.)
Educação em Astronomia - experiências e contribuições para a prática pedagógica é um livro que reúne uma coletânea de textos voltados à interface entre a Astronomia e seu ensino. Longe de se tratar de um manual com roteiros de como ensinar essa ciência, é, antes, a apresentação de um panorama sobre experiências desenvolvidas na área, em contexto escolar e não escolar, de reflexões teóricas, de apontamentos históricos sobre a temática, além de questões voltadas à formação de professores para o ensino de Astronomia.
Espera-se que se constitua num material de apoio àqueles que estudam a temática, e que se reflita em novas contribuições para a área, ainda tímida no cenário nacional.
Espera-se que se constitua num material de apoio àqueles que estudam a temática, e que se reflita em novas contribuições para a área, ainda tímida no cenário nacional.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$55,00
por
R$44,00
.
Apresentação
Parte 1. Práticas Pedagógicas em Astronomia
Capítulo 1
Astronomia Observacional para Professores de Ciências: uma introdução ao reconhecimento do céu noturno
Rodolfo Langhi
Capítulo 2
Estações do Ano: concepções espontâneas, alternativas, modelos mentais e o problema da representação em livros didáticos de Geografia
Paulo Henrique Azevedo Sobreira
Capítulo 3
Práticas de Ensino de Astronomia pelo projeto 'Rede Astronômica de Uberlândia/MG'
Flávio César Freitas Vieira
Roberto Ferreira Silvestre
Capítulo 4
Observatório Astronômico de Uberlândia/MG: o início de uma trajetória na divulgação e no ensino de Astronomia
Roberto Ferreira Silvestre
Marcos Daniel Longhini
Parte 2. O Ensino de Astronomia
Capítulo 5
Uma Investigação sobre o Conhecimento de Astronomia de Professores em Serviço e em Formação
Marcos Daniel Longhini
Iara Maria Mora
Capítulo 6
Ensino de Astronomia no Nível Fundamental por Meio da Informática: relato de uma experiência
Débora Coimbra Martins
Neiva Godoi
Yvonne Primerano Mascarenhas
Capítulo 7
A Espacialidade no Processo de Ensino-aprendizagem de Astronomia
Cristina Leite
Yassuko Hosoume
Capítulo 8
A Investigação Educativa em Astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem
Juan Bernardino Marques Barrio
Posfácio
Algumas Considerações sobre a Evolução dos Modelos de Mundo e o Conceito de Atração Gravitacional
Sandra Regina Teodoro Gatti
Roberto Nardi
Sobre os Autores
Parte 1. Práticas Pedagógicas em Astronomia
Capítulo 1
Astronomia Observacional para Professores de Ciências: uma introdução ao reconhecimento do céu noturno
Rodolfo Langhi
Capítulo 2
Estações do Ano: concepções espontâneas, alternativas, modelos mentais e o problema da representação em livros didáticos de Geografia
Paulo Henrique Azevedo Sobreira
Capítulo 3
Práticas de Ensino de Astronomia pelo projeto 'Rede Astronômica de Uberlândia/MG'
Flávio César Freitas Vieira
Roberto Ferreira Silvestre
Capítulo 4
Observatório Astronômico de Uberlândia/MG: o início de uma trajetória na divulgação e no ensino de Astronomia
Roberto Ferreira Silvestre
Marcos Daniel Longhini
Parte 2. O Ensino de Astronomia
Capítulo 5
Uma Investigação sobre o Conhecimento de Astronomia de Professores em Serviço e em Formação
Marcos Daniel Longhini
Iara Maria Mora
Capítulo 6
Ensino de Astronomia no Nível Fundamental por Meio da Informática: relato de uma experiência
Débora Coimbra Martins
Neiva Godoi
Yvonne Primerano Mascarenhas
Capítulo 7
A Espacialidade no Processo de Ensino-aprendizagem de Astronomia
Cristina Leite
Yassuko Hosoume
Capítulo 8
A Investigação Educativa em Astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem
Juan Bernardino Marques Barrio
Posfácio
Algumas Considerações sobre a Evolução dos Modelos de Mundo e o Conceito de Atração Gravitacional
Sandra Regina Teodoro Gatti
Roberto Nardi
Sobre os Autores
Editora | Átomo |
---|---|
ISBN | 978-85-7670-139-2 |
Edição | 1 |
Ano | 2010 |
Páginas | 214 |
Formato | 140 x 210 mm |