Educação Política: uma experiência com o orçamento participativo

Eduardo Tadeu Pereira
Ao discutir questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem não escolar, bem como a relação existente entre educação formal e movimentos sociais, esse livro contribui com a investigação da chamada educação não formal. Apresenta, ainda, significativas considerações acerca da conjuntura atual, sustentadas em um particular diálogo que o autor promove entre dois clássicos: Boaventura de Sousa Santos e Antonio Gramsci.
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Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Política e Participação Popular no Brasil

A tradição política autoritária no Brasil
Experiências com o Orçamento Participativo
O OP de Várzea Paulista
A experiência com o OP em Várzea Paulista: relatos históricos e registros preliminares

Capítulo 2
Globalização e OP: educação política e luta contra-hegemônica

Globalização, neoliberalismo e revolução tecnológica
Educação política para a luta contra-hegemônica

Capítulo 3
O OP como Processo de Educação Política

O OP como movimento social e político contra-hegemônico
OP: prática política e pedagógica contra-hegemônica

Considerações finais

Referências
Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-250-7
Edição 1
Ano 2008
Páginas 154
Formato 140 x 210 mm