Educação Pública, Estado Zero: tendências de privatização no âmbito da Nova Gestão Pública na Inglaterra
Prefácio
Apresentação
Capítulo I
Estado em Mutação: das distopias do welfare state ao Estado Mínimo da era Neoliberal
Breves aportes conceituais da perspectiva marxiana sobre o Estado
Estado de Bem-Estar Social e a suposta face social do capitalismo
Novas metamorfoses do Estado e a ascensão do neoliberalismo nas agendas governamentais
Capítulo II
Estado e Políticas Públicas: vicissitudes e antinomias entre capitalismo e democracia
Desigualdade estrutural e altruísmo dos ricos: da filantropia à privatização
A Nova Gestão Pública como mecanismo de mutação da esfera pública
A adoção da Nova Gestão Pública nas agendas governamentais em diferentes contextos
Capítulo III
Processos Constitutivos e Constituintes do Neoliberalismo na Realidade Britânica
Dimensões gerais da educação pública na Inglaterra
Academies na Inglaterra: dimensões históricas e configurações normativas
As sponsored academies e a intensificação do hibridismo entre as esferas pública e privada
As sponsored academies e o sistema de trustes: baluarte da privatização da educação pública
As sponsored academies a partir de uma perspectiva crítica: vicissitudes da proposta
Considerações Finais
Posfácio
Referências
Temos presenciado, no cenário atual, o acirramento da lógica privatista no setor público e o redesenho do papel do Estado como provedor de direitos sociais. Os modelos trazidos do sistema de mercado, fundados na ideia de que a concorrência determina a qualidade e o merecimento dos estudantes, têm, na verdade, aumentado as desigualdades.
Apresentando um olhar em paralelo para as dimensões micro e macrossociais, com enfoque na Inglaterra, este livro discute como conquistas e avanços expressivos na consolidação da escola pública, estatal, gratuita e laica se enfraquecem ante a implantação de programas educacionais de caráter mercantil, uma vez que a desigualdade estrutural inerente ao modo de produção capitalista abala os fundamentos da democracia como princípio e inviabiliza a materialização da democracia real.
O processo de privatização da educação é ricamente analisado, considerando-se o perfil privatista de estudante que se constrói nessa lógica e como ele vai servi-la. Trata-se de uma reflexão que abre caminhos para a compreensão desse fenômeno no Brasil, tendo em vista as idiossincrasias e regularidades de ambos os contextos, e que se dirige a educadores, gestores e todos os que acreditam que os sentidos de coletividade, igualdade e solidariedade devem guiar a vida em sociedade e sustentar a relação entre Estado e cidadania em um contexto de democracia.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-65-5755-026-7 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Páginas | 152 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas: para além da mercadorização do conhecimento Malu Almeida (org.)de R$48,00 por R$38,40
-
A Administração Escolar Analisada no Processo Histórico Geraldo Francisco Filhode R$37,00 por R$29,60
-
Políticas Educacionais e (Re) Significações do Currículo Maria Zuleide da Costa Pereira e Arlete Pereira Moura (orgs.)de R$40,00 por R$32,00
-
Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão Soraia Chafic El Kfouri Salernode R$45,00 por R$36,00
-
História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi e Lalo Watanabe Minto (org.)de R$55,00 por R$44,00
-
Currículo e Políticas Educacionais em Debate Maria Zuleide Costa Pereira e Idelsuite de Sousa Lima (Orgs.)de R$58,00 por R$46,40
-
Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa (orgs.)de R$62,00 por R$49,60