Ensino de Filosofia: formação e emancipação
Este livro é uma amostra da riqueza e da pluralidade de perspectivas com que o filosofar acontece, quando confrontado com as questões de seu ensino e sua aprendizagem. Ensino de filosofia, formação e emancipação não trata somente do desenvolvimento de pesquisas específicas acerca de questões escolares em torno do ensino e da aprendizagem da filosofia, ou das relações mais amplas entre o filosofar, sua aprendizagem e a educação de modo geral. Ao propô-las e realizá-las, também são trabalhadas questões clássicas e caras à filosofia tout court, como, por exemplo, a questão da "força", dos sentidos e obstáculos do pensamento filosófico na cidade, na "praça pública", na formação dos cidadãos.
Apresentação
Parte I. Filosofia e Linguagem
Capítulo 1
Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica
Luiz Gilberto Kronbauer
Capítulo 2
Esboço para uma Filosofia do Intervalo: nas Linhas de William Kentridge
Ana Helena Amarante
Capítulo 3
Filosofia e Expressão
Paula Ramos de Oliveira
Parte II. A Formação do Filósofo
Capítulo 4
Pensando sobre o Ensino de Filosofia na Companhia de Michael Polanyi
Gígi Anne Horbatiuk Sedor
Capítulo 5
Sobre Docência, Diálogo e a Formação Ética: perspectivas de uma educação filosófica
Vanderlei Carbonara e Evaldo Antonio Kuiava
Capítulo 6
História da Filosofia e Filosofia no Contexto do Ensino Universitário
María Cristina González e Nora Stigol
Parte III. Crítica Social e Emancipação
Capítulo 7
Da Dominação do Corpo na História da Civilização: apontamentos sobre a precarização do trabalho do(c)ente
Rosi Giordano
Capítulo 8
A Sonhada Educação Suicida: notas spinozanas sobre o pensar e o educar
Juliana Merçon
Capítulo 9
Filosofia no Ensino Médio: uma leitura com base na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt
Wanderley José Deina
Capítulo 10
Versão Antropológica de Comte no Debate sobre a Infância e as suas Exigências para a Formação Positiva do Homem
Leoni Maria Padilha Henning
Parte IV. A Práxis do Ensino de Filosofia
Capítulo 11
Ensino da Filosofia: desafios e possibilidades
Cleide Rita S. de Almeida, Elaine T. Dal Mas Dias, Izabel Petraglia e José J. Queiroz
Capítulo 12
Percepção de Alunos sobre Aulas de Filosofia em Escolas de São Paulo
Marcos Antônio Lorieri e Cláudio Ferreira dos Santos
Capítulo 13
Perspectiva Diacrônica do Ensino da Filosofia em São Paulo
Sonia Maria Ribeiro de Souza
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-384-9 |
Edição | 1 |
Ano | 2010 |
Páginas | 222 |
Formato | 14 x 21cm |
Idioma | Português |