Estado e Políticas Públicas em Tempos de Reformas
Antonio Bosco de Lima e Gabriel Humberto Muñoz Palafox (orgs.)
Os autores desta coletânea estão vinculados à docência do ensino superior. Atuam em áreas afins, passando pelo ensino em cursos de bacharelado e licenciatura: Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, bem como em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Esta obra, pelas temáticas abordadas - qualificação do trabalhador, movimentos sociais, terceiro setor, trabalho docente, avaliação da educação, inclusão, ou seja, temáticas vinculadas ao Estado e Políticas Sociais -, destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, vinculados a setores da Educação, Ciências Sociais e demais cursos de formação de professores.
É válido destacar que os autores têm inserção em grupos e pesquisas nacionais bem como labutam em várias Instituições de Ensino Superior, o que garante, em certa medida, um movimento de ideias e de práticas que inserem esta coletânea numa perspectiva de análise crítica da realidade social, política e educacional.
Esta obra, pelas temáticas abordadas - qualificação do trabalhador, movimentos sociais, terceiro setor, trabalho docente, avaliação da educação, inclusão, ou seja, temáticas vinculadas ao Estado e Políticas Sociais -, destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, vinculados a setores da Educação, Ciências Sociais e demais cursos de formação de professores.
É válido destacar que os autores têm inserção em grupos e pesquisas nacionais bem como labutam em várias Instituições de Ensino Superior, o que garante, em certa medida, um movimento de ideias e de práticas que inserem esta coletânea numa perspectiva de análise crítica da realidade social, política e educacional.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$58,00
por
R$46,40
.
Apresentação
PARTE I.
Estado e Reformas no Contexto da Reestruturação Produtiva
Capítulo 1
Trabalho, Precarização e Formação dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo no Brasil
Carlos Lucena e Robson Luiz de França
Capítulo 2
Padrões Históricos do (Neo)Liberalismo Brasileiro e Reforma Educacional: um balanço da era FHC
Mara Rúbia Alves Marques
Capítulo 3
O Estado e as Políticas de Qualificação Profissional Implantadas no Sistema Prisional
Camila Maximiano Miranda
Parte II
Estado, Movimentos Sociais e Terceiro Setor
Capítulo 4
A Materialização das Políticas do 'Terceiro Setor', na Educação Brasileira, no Contexto de '(Contra)Reforma' do Estado
Úrsula Adelaide de Lélis e Maria Vieira da Silva
Capítulo 5
Parcerias Público Privado na Educação: um estudo sobre o voluntariado empresarial
Aline Barbosa de Miranda
Capítulo 6
Educação em Movimento: políticas e práticas educativas do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra
Aparecida Maria Fonseca
Parte III
Estado (Im)Potente: inclusões, exclusões, trabalho docente e avaliação da educação
Capítulo 7
Desemprego Juvenil e Políticas de Educação Profissional no Contexto da Reestruturação Produtiva
Maria Vieira Silva e Idalice Ribeiro Silva Lima
Capítulo 8
Reformas do Estado e Centralidade do Trabalho Docente: uma reflexão necessária
Adelino José de Carvalho Dias
Capítulo 9
Políticas Públicas e Avaliação: sobre o controle e a emancipação humana
Antonio Bosco de Lima e Antônio Cláudio Moreira Costa
Capítulo 10
Ensino Superior: os nós das políticas de inclusão educacional e as pessoas com deficiências
Lázara Cristina da Silva e Marilúcia de Menezes Rodrigues
Posfácio
Terceiro Olhar: considerações sobre relações sociais e políticas na reforma do Estado
Jefferson Ildefonso da Silva
Sobre os Autores
PARTE I.
Estado e Reformas no Contexto da Reestruturação Produtiva
Capítulo 1
Trabalho, Precarização e Formação dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo no Brasil
Carlos Lucena e Robson Luiz de França
Capítulo 2
Padrões Históricos do (Neo)Liberalismo Brasileiro e Reforma Educacional: um balanço da era FHC
Mara Rúbia Alves Marques
Capítulo 3
O Estado e as Políticas de Qualificação Profissional Implantadas no Sistema Prisional
Camila Maximiano Miranda
Parte II
Estado, Movimentos Sociais e Terceiro Setor
Capítulo 4
A Materialização das Políticas do 'Terceiro Setor', na Educação Brasileira, no Contexto de '(Contra)Reforma' do Estado
Úrsula Adelaide de Lélis e Maria Vieira da Silva
Capítulo 5
Parcerias Público Privado na Educação: um estudo sobre o voluntariado empresarial
Aline Barbosa de Miranda
Capítulo 6
Educação em Movimento: políticas e práticas educativas do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra
Aparecida Maria Fonseca
Parte III
Estado (Im)Potente: inclusões, exclusões, trabalho docente e avaliação da educação
Capítulo 7
Desemprego Juvenil e Políticas de Educação Profissional no Contexto da Reestruturação Produtiva
Maria Vieira Silva e Idalice Ribeiro Silva Lima
Capítulo 8
Reformas do Estado e Centralidade do Trabalho Docente: uma reflexão necessária
Adelino José de Carvalho Dias
Capítulo 9
Políticas Públicas e Avaliação: sobre o controle e a emancipação humana
Antonio Bosco de Lima e Antônio Cláudio Moreira Costa
Capítulo 10
Ensino Superior: os nós das políticas de inclusão educacional e as pessoas com deficiências
Lázara Cristina da Silva e Marilúcia de Menezes Rodrigues
Posfácio
Terceiro Olhar: considerações sobre relações sociais e políticas na reforma do Estado
Jefferson Ildefonso da Silva
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-395-5 |
Edição | 1 |
Ano | 2010 |
Páginas | 244 |
Formato | 140 x 210 mm |