Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia
No presente livro, os trabalhos desenvolvidos voltam-se para o estudo e a investigação de processos de natureza psicológica presentes nas instituições de ensino superior, que envolvem o aluno e o professor universitário. Em uma produção coletiva, incorpora-se a pesquisa como princípio do fazer universitário, apresentam-se diferentes reflexões e estudos dos autores a respeito da Psicologia e de sua relação com a formação de professores, o desenvolvimento profissional e constituição da docência, o ensino de psicologia nas licenciaturas e com as contribuições às práticas pedagógicas.Trata-se de uma obra que representa importante leitura para as discussões que se travam no campo da formação de professores e convoca estudiosos da área de Psicologia, em particular da Psicologia da Educação, educadores e estudantes para o enfrentamento desse grande desafio.
Prefácio
A Obra e seu Contexto de Produção
Parte 1 – Desenvolvimento Profissional e Constituição da Docência
Capítulo 1
Teorias Implícitas na Ação Docente: Contribuição teórica ao desenvolvimento do professor prático-reflexivo
Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
Capítulo 2
Desenvolvimento Profissional do Professor: Desafios institucionais
Sérgio Antonio da Silva Leite
Parte 2 – O Ensino de Psicologia nas Licenciaturas
Capítulo 3
Conhecimento Psicológico e Formação de Professores
Clarisa Terezinha Guerra
Capítulo 4
Discutindo a Relação Professor-licenciado e Aluno-adolescente à Luz da Formação em Psicologia
Patrícia Cristina Albieri de Almeida
Capítulo 5
O Ensino de Psicologia da Educação sob o Olhar de Licenciados e Licenciandos
Priscila Larocca
Parte 3 – Contribuições às Práticas Pedagógicas
Capítulo 6
Ensinando Psicologia na Licenciatura: Experiências, opções e aprendizagens
Sylvia Helena Souza da Silva Batista e Roberta Gurgel Azzi
Capítulo 7
Ensino de Psicologia na Licenciatura: Estratégias de ensino como facilitadoras da articulação entre realidade da escola e conteúdo teórico
Roberta Gurgel Azzi, Marli Amélia Lucas Pereira e Sylvia Helena Souza da Silva Batista
A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas sedia, desde 1996, o Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior, que inicialmente se dedicavaà temática da evasão do universitário na Unicamp.
No presente livro, os trabalhos desenvolvidos voltam-se para o estudo e a investigação de processos de natureza psicológica presentes nas instituições de ensino superior, que envolvem o aluno e o professor universitário. Em uma produção coletiva, incorpora-se a pesquisa como princípio do fazer universitário, apresentam-se diferentes reflexões e estudos dos autores a respeito da Psicologia e de sua relação com a formação de professores, o desenvolvimento profissional e constituição da docência, o ensino de psicologia nas licenciaturas e com as contribuições às práticas pedagógicas.Trata-se de uma obra que representa importante leitura para as discussões que se travam no campo da formação de professores e convoca estudiosos da área de Psicologia, em particular da Psicologia da Educação, educadores e estudantes para o enfrentamento desse grande desafio.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-769-4 |
Edição | 2 |
Ano | 2016 |
Páginas | 160 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |