Gestão Educacional Democrática
Dinair Leal da Hora
O livro apresenta um estudo das concepções de Gestão Democrática assumidas pela política educacional brasileira, analisando os programas gestionários implantados no sistema de ensino brasileiro e investigando a percepção dos sujeitos educacionais sobre a construção de ações e de relações transformadoras e participativas geradas pela gestão coletiva da escola.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$40,00
por
R$32,00
.
Introdução
Capítulo 1. Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira Contemporânea
A democratização da sociedade liberal: socialização da participação política com a socialização do poder
Democracia e educação escolar: uma relação política
A gestão educacional no contexto da administração geral
A escola como espaço de formação e foco da gestão escolar
A gestão democrática da escola pública no contexto da política educacional brasileira
Capítulo 2. Democratização da Educação Brasileira: concepções e programas da reforma de 1996
As propostas do Planejamento Político-estratégico do MEC 1995-1998
Plano Plurianual 2000-2003
A gestão na política educacional do governo FHC e a gestão democrática
Capítulo 3. A Construção de Ações e de Relações Transformadoras e Participativas: a gestão democrática e os sujeitos da escola
O processo e o cenário da pesquisa
Os sujeitos e as relações transformadoras e participativas no interior da escola
Concepções e práticas de gestão democrática
Os programas e os projetos de gestão democrática
As relações transformadoras e participativas no interior da Escola Azul
Capítulo 4. A Gestão Democrática das Ações Escolares: possibilidades de concretização
As possibilidades da gestão democrática nos sistemas educacionais
Considerações não-conclusivas
Referências
Anexo 1.
Momentos da Constituinte Escolar
Anexo 2.
Interdisciplinaridade via Temas Geradores
Anexo 3.
Momentos de Construção dos Programas Pedagógicos
Capítulo 1. Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira Contemporânea
A democratização da sociedade liberal: socialização da participação política com a socialização do poder
Democracia e educação escolar: uma relação política
A gestão educacional no contexto da administração geral
A escola como espaço de formação e foco da gestão escolar
A gestão democrática da escola pública no contexto da política educacional brasileira
Capítulo 2. Democratização da Educação Brasileira: concepções e programas da reforma de 1996
As propostas do Planejamento Político-estratégico do MEC 1995-1998
Plano Plurianual 2000-2003
A gestão na política educacional do governo FHC e a gestão democrática
Capítulo 3. A Construção de Ações e de Relações Transformadoras e Participativas: a gestão democrática e os sujeitos da escola
O processo e o cenário da pesquisa
Os sujeitos e as relações transformadoras e participativas no interior da escola
Concepções e práticas de gestão democrática
Os programas e os projetos de gestão democrática
As relações transformadoras e participativas no interior da Escola Azul
Capítulo 4. A Gestão Democrática das Ações Escolares: possibilidades de concretização
As possibilidades da gestão democrática nos sistemas educacionais
Considerações não-conclusivas
Referências
Anexo 1.
Momentos da Constituinte Escolar
Anexo 2.
Interdisciplinaridade via Temas Geradores
Anexo 3.
Momentos de Construção dos Programas Pedagógicos
http://issuu.com/atomoealinea/docs/nameafab44?mode=a_p
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-435-8 |
Coleção | Coleção Educação em Debate |
Edição | 2 |
Ano | 2010 |
Páginas | 110 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão Soraia Chafic El Kfouri Salernode R$45,00 por R$36,00
-
Educação e Movimentos Sociais: novos olhares Edineide Jezine e Maria de Lourdes Pinto de Almeida (orgs.)de R$55,00 por R$44,00