Inovações em Psicologia Escolar Crítica: contextos de pesquisa, práticas profissionais e políticas públicas

Pollianna Galvão, Adrielle de Matos Borges Teixeira, Claisy Maria Marinho-Araujo e Aline Beckmann de Castro Menezes (orgs.)

Esta obra convida o leitor a se apropriar dos desafios, avanços e tensionamentos atuais que perpassam a atuação contemporânea do Psicólogo Escolar em sua práxis, sempre renovando o seu compromisso ético e político com a área voltada à melhoria da qualidade da educação.

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Apresentação

Capítulo 1
Psicologia Escolar após a Lei nº 13.935: uma análise de psicólogos em secretarias estaduais de educação e professores na rede básica de ensino
Nadja Maria Vieira
Lucas Lopes Pessoa de Sousa

Capítulo 2
A dimensão afetiva no trabalho da gestão escolar: atuações críticas da psicologia com vistas à transformação
Fernanda Pereira Medeiros
Juliana Soares de Jesus
Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 3
Agenda 2030, educação ambiental e Psicologia Escolar: pautas convergentes necessárias
Jane Farias Chagas-Ferreira
Marina Silva Bicalho Rodrigues
Camila Nascimento Rabelo

Capítulo 4
Inovações em Psicologia Escolar: atuação em gestão e políticas públicas no Distrito Federal
Leonardo Vieira Nunes
Claisy Marinho-Araujo
Thiago Lacerda Guimarães
Thaysa Pacheco Cacau

Capítulo 5
Percepções de psicólogas escolares e expectativas sobre sua atuação como membro de uma equipe de especialistas: um estudo na rede municipal de João Pessoa-PB
Cláudia Luciene de Melo Silva
Fabíola de Sousa Braz Aquino

Capítulo 6
A atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino no Maranhão: um estudo sobre concepções, práticas e perspectivas
Camila Gonçalves Ribeiro
Pollianna Galvão

Capítulo 7
Estamos prevenindo incêndio ou apagando fogo? Uma reflexão crítica sobre o impacto de políticas públicas educacionais
Ana Maria Prates da Silva e Silva
Anne Victoria Castro de Moura Cavalcante
Aline Beckmann de Castro Menezes

A Psicologia Escolar contemporânea é um campo de reflexão teórica, de pesquisa e de intervenção profissional que tem se voltado, com cada vez mais ênfase, para atuações coletivas e institucionalizadas, que visem a uma transformação política e social mediada pela Educação. Essa perspectiva está presente nas obras científicas que são elaboradas pelos professores e pesquisadores do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional (GT-PEE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP). Representando a pluralidade, diversidade e complexidade da área, os componentes do GT-PEE vêm produzindo, há décadas, uma coleção de livros que atualizam e ressignificam, teórica e politicamente, a atuação do psicólogo, inserido institucionalmente como membro da equipe técnica, nos diversos espaços, níveis e modalidades educativas.
A urgência pela formação continuada para atualização de psicólogos escolares que adentrarão as escolas a partir da implementação da Lei 13.935/2019, grande desafio atual, impulsiona o GT de Psicologia Escolar a intensificar seu compromisso histórico com as lutas e conquistas coletivas, especialmente a partir de suas pesquisas, estudos, reflexões, teorizações, relatos de experiência. É esse o forte propósito deste livro que tem como objetivo apresentar estudos teórico-reflexivos, relatos de práticas e pesquisas que versam sobre a atuação do psicólogo escolar em importantes demandas e desafios tradicionais já existentes, bem como aquelas emergentes e contemporâneas que estão sendo materializadas e potencializadas com a Lei 13.935 de 2019. Nosso propósito também é defender, por meio dessa produção de conhecimento, e outras já disseminadas anteriormente, o perfil do psicólogo escolar para a intervenção no cotidiano das escolas brasileiras.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-65-5755-069-4
Coleção Psicologia Escolar e Educacional
Edição 1
Ano 2024
Páginas 158
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

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