Introdução à Psicologia Cultural: teoria, pesquisa e desenvolvimento humano

Maria Cláudia Lopes de Oliveira, Angela Uchoa Branco, Isabella Alves Alencar de Araujo e Luciana Dantas de Paula

A Psicologia Cultural é uma matriz epistemológica e teórica que se volta a estudar a relação constitutiva entre sujeito e contexto, buscando alcançar conhecimentos válidos para pensar o humano como em constante desenvolvimento, pela interdependência entre processos históricos, culturais, societais e (inter)pessoais.

Disponibilidade
Em estoque
de R$69,00 por R$55,20
.

Prefácio: o potencial da Psicologia Cultural

Introdução

Parte 1. Teoria

Capítulo 1. Ciência, Epistemologia e Ontologia
A Psicologia e a construção do pensamento científico
Bases epistemológicas da Psicologia Cultural
Psicologia Cultural: especificidades e diferenciações

Capítulo 2. Fundamentos Básicos da Psicologia Cultural Semiótica
A mútua constituição sujeito/cultura
Psicologia Cultural Semiótica: ciência processual, dialógica, sistêmica e semiótica

Capítulo 3. Psicologia Cultural Semiótica: principais conceitos e modelos teóricos
Canalização cultural, internalização/externalização e o sujeito ativo
Processos afetivo-semióticos
Autorregulação afetivo-semiótica
Motivação: orientações para objetivos, crenças e valores
A dimensão subjetiva e o Self Dialógico
Recursos semiótico-culturais
Trajetória desenvolvimental e projeto de vida

Parte 2. Pesquisa

Capítulo 4. Bases Metodológicas da Psicologia Cultural Semiótica
Princípios para a construção do delineamento metodológico

Capítulo 5. Pesquisas Brasileiras em Psicologia Cultural
Estudo 1: cooperação e competição na Educação Infantil
Estudo 2: o desenvolvimento do Self
Estudo 3: desenvolvimento de agentes socioeducativos
Núcleos de Pesquisa Nacionais

Considerações Finais

Glossário

Referências

Sobre as Autoras

As características do mundo atual — globalizado, atravessado por inúmeras tecnologias, e marcado por profundas desigualdades e desumanização—exigem pensar a atividade científica a partir de outras bases ontológicas, epistemológicas, éticas e políticas que não as que foram forjadas pelo pensamento moderno. Ao mesmo tempo, o convívio entre o pensamento crítico e as informações disseminadas na sociedade, não fundamentadas na ciência, convoca-nos a uma revisão constante de perspectivas e a busca de epistemologias que correspondam às mudanças societais e ao nosso próprio desenvolvimento como pesquisadoras.
O encontro das autoras com a Psicologia Cultural se deu, em alguns casos, nos anos 1990 e, desde então, temos nos alimentado, como docentes e pesquisadoras, do diálogo vivo com a literatura publicada em língua inglesa (cujas ideias e referências são aqui exploradas e desdobradas), ao tempo que temos sido confrontadas por estudantes de graduação e pós-graduação sobre a necessidade de uma obra escrita em língua portuguesa.
Com o fim de sanar tal lacuna, esta obra se dirige a estudantes e profissionais – de psicologia, educação, assistência social e saúde -, entre outros, que atuam em diferentes contextos institucionais e comunitários. Apesar dos significativos avanços conquistados em anos recentes, a formação destes profissionais continua marcada por perspectivas individualistas, solipsistas e estanques acerca dos fenômenos humanos. De modo diverso, a Psicologia Cultural é uma matriz epistemológica e teórica que se volta a estudar a relação constitutiva entre sujeito e contexto, buscando alcançar conhecimentos válidos para pensar o humano como em constante desenvolvimento, pela interdependência entre processos históricos, culturais, societais e (inter)pessoais. Temos o objetivo de prover uma consistente aproximação às bases da Psicologia Cultural, possibilitando a leitura por um público academicamente diverso, para - quem sabe - contribuir para mudanças paradigmáticas relevantes na formação em Psicologia e nas ciências humanas e sociais, em geral.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-65-5755-079-3
Edição 1
Ano 2025
Páginas 162
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Veja Também