Logística: Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing
A formatação deste livro é focada em estudantes e profissionais para aprimoramento de seus conhecimentos. Nossa preocupação maior foi trazer à tona um conteúdo atualizado, respaldado por múltiplos modelos mentais, com visões de grandes autores e profissionais de logística e cadeia de suprimentos. A propósito do tema central desta publicação, a logística, pode-se afirmar, sem receio algum, que, hoje, se constitui em atividade imprescindível para nossas vidas, tendo importância crucial no comércio internacional e nas vendas eletrônicas ou no simples recebimento de encomendas expressas, correspondendo o conjunto de suas atividades a cerca de 10% do PIB de uma nação industrializada de Primeiro Mundo.
Apresentação
Capítulo 1
Evolução dos Sistemas Logísticos
Internacionalização da economia e logística internacional
Importância da logística no mundo contemporâneo
Estrutura e organização da logística empresarial
Capítulo 2
Logística Integrada
Logística integrada e cadeia de suprimentos
O sistema logístico integrado
Barreiras à integração da logística
Capítulo 3
Transportes
Transporte de matérias-primas e mercadorias
Modais básicos de transporte
Logística Intermodal ou Multimodal
Formas de Transporte na Distribuição Global
Panorama do transporte para exportação no Brasil
Capítulo 4
Suprimento Físico
Suprimento Físico: Tendências
Arranjos logísticos em fornecimento de materiais
Análise de valor nas compras
VMI – Vendor Managed Inventory ou Estoque Gerenciado pelo Revendedor
EDI – Electronic Data Interchange
ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor
Capítulo 5
Armazenagem e Movimentação de Matérias-primas e Mercadorias
Tendências da armazenagem e movimentação
Função estocagem e estratégia de marketing
Equipamentos e tecnologia de armazenagem e movimentação
WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns
Embalagens
Capítulo 6
Gestão de Canais de Distribuição e Trade Marketing
Canais de Distribuição
Logística reversa
Canais de marketing
Gerência de canais de distribuição de varejo e de atacado
GIS – Geografic Information System
Trade Marketing
Capítulo 7
Marketing, Logística e Serviços ao Cliente
Marketing e logística
Serviços ao cliente
Third Party Logistics – 3PL e Fourth Party Logistics – 4PL
Referências
Estamos em plena era do conhecimento, em que vivenciamos paradigmas totalmente antagônicos aos da era anterior, a chamada Era Industrial. Hoje, o tripé de sustentação se calça em inovação, criatividade e empreendedorismo e é necessário ter muito conhecimento da área profissional para se atingir resultados e provocar mudanças, a fim de se adequar ao mercado, somando-se o desenvolvimento intra e interpessoal, como dinamismo, boa comunicação, proatividade, liderança, inteligência emocional, assertividade, dentre outros predicados exigidos na árdua tarefa para o êxito profissional.
A propósito do tema central desta publicação, a logística, pode-se afirmar, sem receio algum, que hoje se constitui em atividade imprescindível para nossas vidas, tendo im-portância crucial no comércio internacional e nas vendas eletrônicas ou no simples recebimento de encomendas expressas, correspondendo o conjunto de suas atividades a cerca de 10% do PIB de uma nação industrializada de Primeiro Mundo.
A formatação deste livro é focada a estudantes e profissionais da área para o aprimoramento de seus conhecimentos. Nossa preocupação maior foi trazer à tona um conteúdo atualizado, respaldado por múltiplos modelos mentais, com visões de grandes autores e profissionais de logística e cadeia de suprimentos, e permeado por várias aplicações práticas de empresas conhecidas, buscando, o máximo possível, respeitar as diretrizes curriculares das disciplinas compatíveis com a obra, no que tange a ementa e conteúdo programático. Talvez esta diretriz tenha contribuído para que as primeiras edições tenham sido adotadas como livro bá-sico ou complementar por um número significativo de cursos de graduação e de pós-graduação em diversas regiões do país, fatos que, ocasionalmente, vieram ao nosso conhecimento.
Editora | Alínea |
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ISBN | 978-85-7516-664-2 |
Edição | 5 |
Ano | 2013 |
Páginas | 170 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
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