O Município e a Educação no Brasil: Minas Gerais na primeira república
Esta coletânea tem como proposta repensar a realidade educacional brasileira a partir do início da República. O projeto de educação republicana, ainda hoje, não definitivamente implantado, nem suficientemente estudado, tem suas raízes nos anos iniciais da nova forma de governo e, para compreendermos o sistema que temos, precisamos pensá-lo desde o princípio. Os estudos aqui reunidos buscam cumprir esse papel, embora não se debrucem sobre a totalidade brasileira, centram-se numa realidade extremamente rica para a análise: o estado de Minas Gerais.
Apresentação
Impasses e Desafios à Organização da Instrução Pública nas Minas Republicanas
Capítulo 01
O Município e a Educação em Minas Gerais: a implementação da Instrução Pública no início do Período Republicano
Wenceslau Gonçalves Neto
Capítulo 02
O Município e a Educação no Brasil: as ações da Câmara Municipal de Uberabinha-Minas Gerais (1890 a 1920)
Carlos Henrique de Carvalho e Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
Capítulo 03
A Criação de Escolas e o Preparo do Professor (1892-1906)
Lola Yazbeck
Capítulo 04
Escola Primária e Formação Docente: ensinando a ser professor(a) na escola normal de Montes Claros (1889-1906)
Sarah Jane Alves Durães
Capítulo 05
Os Primórdios da Educação em Araguary-MG: análise das iniciativas políticas acerca da instrução na República Velha (1897-1916)
Aline Ferreira Rodrigues e Wenceslau Gonçalves Neto
Capítulo 06
Educação como Projeto de Modernização no Interior das Gerais: um estudo sobre a instrução pública no Município de Uberaba nos anos iniciais da República Brasileira
Rogéria Moreira Rezende Isobe e Sandra Mara Dantas
Capítulo 07
Quando as Forças Republicanas se Fazem Presentes: educação em Mariana (1891-1909)
Rosana Areal de Carvalho e Fabiana de Oliveira Bernardo
Capítulo 08
Educar nos e para os Preceitos Higienistas: Juiz de Fora (1889-1906)
Luciana Araujo Valle de Resende e Wenceslau Gonçalves Neto
Capítulo 09
Montes Claros no Contexto Educacional Mineiro: (im)postura municipal e organização escolar no limiar da República
Antoniette Camargo de Oliveira e Eloy Alves Filho
Capítulo 10
Instrução no Município de Diamantina: entre o brilho dos diamantes e a busca pelas luzes da educação
Flávio César Freitas Vieira e Michelle Mattar Pereira de Oliveira
Capítulo 11
Educação em Ouro Preto: um olhar sobre a participação da Igreja Católica
Laila Caroline Pereira e Wenceslau Gonçalves Neto
Capítulo 12
Educação como Fator Secundário em Sacramento entre o Império e a República
Antoniette Camargo de Oliveira, Geraldo Inácio Filho e Osvaldo Freitas de Jesus
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-587-4 |
Edição | 1 |
Ano | 2012 |
Páginas | 310 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
As Escolas Normais no Brasil: do império à república José Carlos Souza Araujo, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas e Antônio de Pádua Carvalho Lopesde R$85,00 por R$68,00
-
Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX Carlos Henrique de Carvalho e Wenceslau Gonçalves Neto (orgs.)de R$71,00 por R$56,80
-
O Curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará (1922-1923): as normalistas e a pedagogia da Escola Nova Maria Helena Camara Bastos e Maria Juraci Maia Cavalcante (orgs.)de R$50,00 por R$40,00