O Trabalho Pedagógico com Crianças de até Três Anos
As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas também os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve munir-se de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.
Prefácio
Introdução
Capítulo 01
A Arte de Contar Histórias na Sala de Aula: do didatismo ao encantamento
Belissa do Pinho Jambersi
Capítulo 02
O Ensino da Linguagem Escrita na Creche: algumas reflexões sobre a mediação docente
Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa
Capítulo 03
A Linguagem Matemática e a Criança Pequena
Maria do Carmo de Sousa
Capítulo 04
Ensinar Ciência aos Pequeninos: a ampliação dos horizontes da criança na descoberta de si e do mundo
Debora A. S. M. da Silva e Alessandra Arce
Capítulo 05
Motricidade Infantil dos Zero aos Três Anos: fundamentos para uma orientação pedagógica
Paula H. Lobo da Costa e Juliana Cesana
Capítulo 06
Musicaliza: a música no cotidiano escolar na educação infantil para crianças pequenas
Ilza Zenker Leme Joly e Maria Carolina Leme Joly
Capítulo 07
Prevenção da Violência Contra Crianças Pequenas: a atuação dos profissionais da educação
Rachel de Faria Brino
Sobre as Autoras
Em continuidade às discussões iniciadas em Ensinando aos Pequenos de Zero a Três Anos (2ª edição, Alínea, 2012), a presente obra vai além e coloca em cena o conteúdo que deve compor o trabalho pedagógico com essa faixa etária.
O ponto principal que se apresenta é a defesa de que o trabalho intencional, direcionado e planejado pelo docente é fundamental para estimular o desenvolvimento nas salas de educação infantil, em especial, nas creches.
As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas também os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve munir-se de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.
Com variadas sugestões de conteúdo e de procedimentos que facilitarão, sobremaneira, a tarefa de educar as crianças, desde a mais tenra idade, a obra é uma inequívoca contribuição aos docentes que atuam na Educação Infantil e vem, também, enriquecer o debate do trabalho intencional, em especial, com os pequenos.
O editor
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-65-5755-040-3 |
Edição | 2 |
Ano | 2022 |
Páginas | 176 |
Formato | 16 X 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Ensinando Ciências na Educação Infantil Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguelde R$95,00 por R$76,00
-
Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos Alessandra Arce e Ligia M. Martins (orgs.)de R$65,00 por R$52,00
-
Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar Alessandra Arce e Lígia Márcia Martins (orgs.)de R$74,00 por R$59,20
-
Filosofia na Educação Infantil: fundamentos, métodos e propostas José Auri Cunhade R$45,00 por R$27,00
-
Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil Tania Suely Azevedo Brasileiro, Nair Ferreira Gurgel do Amaral e Carmen Tereza Velanga (orgs.)de R$38,00 por R$30,40
-
Rede Integrada de Educação Infantil: o que aprender com o Educriança? Eneide M. M. de Lima, Lindabel D. Cardoso, Mitsuko A. M. Antunes, Adriana M.Momma, Miguel G. Arroyo, Manoel R. Portugues, Newton A. P. Bryan (orgs.)de R$30,00 por R$24,00
-
Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento Maristela Angotti (org.)de R$53,00 por R$43,20
-
Limites e Indisciplina na Educação Infantil Maritza Rolim de Moura Vergés e Marli Aparecida Sanade R$31,00 por R$15,50
-
Currículo(s) e educação infantil: retrospectiva e perspectivas de trabalho PATRICIA MARIA FRAGELLI E LUCIANA CRISTINA CARDOSOde R$28,00 por R$25,20
-
Judô infantil - proposta metodológica Elizabeth Oratina Dos Santos Nascimento ; Eduardo NascimentoR$50,00