Oriente Médio

Marcos A. Moraes

Este livro, longe da pretensão de esclarecer todos os problemas do Oriente Médio, visa expor, principalmente, ao leitor em geral e, em especial, ao aluno do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares, uma panorâmica da região que, mesmo tendo sido o berço do mundo ocidental, de um legado histórico, político, religioso e cultural inestimável, continua muito incompreendida e em conflito.

Disponibilidade
Em estoque
de R$48,00 por R$38,40
.

Introdução
Considerações geográficas

Capítulo 1
Conhecendo a Palestina: o cenário da discórdia
A conquista da Terra Prometida

Capítulo 2
Os Atores Entram em Cena
Judeus

Capítulo 3
Outros Atores Entram em Cena
Árabes
A Arábia pré-islâmica
O Islamismo e Maomé
O Islã após a morte de Maomé
O Mundo Islâmico de hoje
As divisões do islamismo
Cristo no islamismo

Capítulo 4
Um Retorno à Palestina Após a Grande Diáspora
Os judeus na Europa
Lawrence da Arábia
A colonização
A partilha da Palestina
Plano de Participação da ONU – 1947 e as linhas do Armistício da ONU – 1949

Capítulo 5
Questão Palestina
A vida dos refugiados palestinos
A Guerra de Suez
A Guerra dos Seis Dias ou Terceiro Conflito Árabe-israelense
Setembro Negro
Atividades terroristas dos palestinos abalaram o mundo
O quarto conflito árabe-israelense: Guerra do Yom Kippur – 1973

Capítulo 6
Os Acordos de Paz
Yasser Arafat discursa nas Nações Unidas
Primeiro acordo de paz – acordo de Camp David
A repercussão deste acordo no Mundo Árabe
O ataque de Israel no Líbano
Os acordos de Oslo
Oslo II
Mais uma chance para a paz na virada do milênio
Mais um acordo para a paz – O Quarteto de Madri
O plano de Ariel Sharon
A morte de Arafat abre um novo capítulo na questão palestina

Capítulo 7
O Grupo Hamas Vence as Eleições na Palestina
O grande problema
Início de uma nova era
A comoção internacional
O ataque do Hezbollah
O ataque de Israel à Gaza

Capítulo 8
Israel e a ‘Primavera Árabe’
A manifestação no Egito
Palestinos vão a ONU em busca do Estado Soberano
O reconhecimento

Considerações Finais
A visita de Lula ao Oriente Médio

Referências

Sobre o Autor

Ao escrever sobre o Oriente Médio os autores procuraram destacar a região considerada uma das mais estratégicas do planeta, ponto de união de três continentes: Ásia, Europa e África, englobando o Canal de Suez e os estreitos de Bab el Mandeb e Ormutz, importantes passagens marítimas na rota internacional do petróleo.
A região é o berço das três principais religiões do mundo ocidental: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Apesar do predomínio de povos árabes, a população regional, de 270 milhões de habitantes, possui uma significativa heterogeneidade étnica que inclui os judeus, persas, turcos, curdos, drusos, afegãos etc. A estabilidade política da região tem sido afetada por fatores internos e externos. Internamente, golpes de Estado, guerras civis, revoluções e disputas por fronteiras. Externamente, o interesse estrangeiro nos recursos energéticos disponíveis na região.
De forma similar ao ocorrido nos países do continente africano, o traçado das fronteiras entre os países no Oriente Médio atendeu aos interesses externos e, portanto, não correspondem às fronteiras étnicas, históricas e culturais. Esse processo de descolonização acabou deixando povos diferentes e religiões rivais juntos dentro de fronteiras artificialmente construídas pelos interesses externos.
O “mundo árabe” foi dividido com o objetivo de se perpetuar a exploração da preciosa e finita riqueza natural da região, o petróleo, pelas potências ocidentais.
O livro procura ressaltar que a falta de desenvolvimento econômico na região está relacionada à concentração da renda e que os imensos recursos obtidos com as exportações de petróleo estão nas mãos de grandes empresas transnacionais, ou no controle estatal, em geral, integrado a oligarquias representadas por príncipes, monarcas e sheiks ou por repúblicas ditatoriais, em que, mesmo quando presidencialista, o poder é passado de pai para filho, como no caso da Síria.
A situação se agrava ao estudarmos o Projeto Nuclear Iraniano, a prolongada guerra civil na Síria, o movimento separatista Curdo, a presença militar dos EUA no Afeganistão, a divisão entre xiitas e sunitas e, ainda, os grupos islâmicos que possuem capacidade militar como Hamas, Hezbollah e Al Qaeda.
Por tudo isso, este livro sobre o Oriente Médio, torna-se uma leitura quase obrigatória, pois, longe de ter a pretensão de esclarecer todos problemas do Oriente Médio, os autores visam expor, principalmente, ao leigo e, em especial, ao aluno do Ensino Médio e cursos pré-vestibulares, uma visão panorâmica da região que, mesmo tendo sido o berço do mundo ocidental, de um legado histórico e cultural inestimável, continua tão incompreendida e conflitada.

Os autores

Mais Informações
Editora Átomo
ISBN 978-85-7670-211-5
Edição 1
Ano 2013
Páginas 136
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

Veja Também