Panorama da Agricultura Brasileira: estrutura de mercado, comercialização, formação de preços, custos de produção e sistemas produtivos
A presente obra tem como objetivo apresentar um panorama da evolução recente da agricultura no Brasil, enfocando, em especial, as diferentes inter-relações entre mercados internos e externos, seus sistemas de produção e de comercialização, sua estrutura de custo e formação de preços. A agricultura brasileira é um campo gigantesco e repleto de oportunidades de investimento e crescimento. Ela, juntamente com a pecuária, é segmento fundamental do agronegócio, que, por sua vez, tem importante participação no PIB nacional, no emprego e nas exportações brasileiras.
Introdução
Capítulo 1
Evolução Recente da Estrutura Produtiva e Tecnológica da Agropecuária Brasileira
Carlos Eduardo de Freitas Vian, Rodrigo Peixoto da Silva, Luis Gustavo Baricelo e Bruno Pissinato
Capítulo 2
Análise sobre a Evolução do PIB do Agronegócio Brasileiro
Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros e Adriana Ferreira Silva
Capítulo 3
Preços de Terras no Brasil: diferenças entre fronteira e não fronteira agrícola
Carlos José Caetano Bacha, Ricardo Harbs e Alysson Luiz Stege
Capítulo 4
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva de Soja
Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, Victor Yoiti Ikeda e Mauro Osaki
Capítulo 5
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva de Milho
Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, André Luis Ramos Sanches, Renato Garcia Ribeiro e Mauro Osaki
Capítulo 6
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva do Algodão
Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Fábio Francisco de Lima, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho e Maria Aparecida Nogueira Serigatto Braghetta
Capítulo 7
Uso da Terra e Sistemas de Produção de Grãos e Fibras no Brasil
Mauro Osaki, Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, Fábio Francisco de Lima, Fernando Perez Capello e Renato Garcia Ribeiro
Capítulo 8
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva de Cana-de-açúcar
Mirian Rumenos Piedade Bacchi e Luciano Rodrigues
Capítulo 9
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva da Laranja
Margarete Boteon, Fernanda Geraldini Palmieri e Mayra Monteiro Viana
Capítulo 10
Estrutura de Mercado e Formação de Preços na Cadeia Produtiva do Café
Margarete Boteon, Renato Garcia Ribeiro e Mayra Monteiro Viana
A agricultura brasileira é um campo gigantesco e repleto de oportunidades de investimento e crescimento. Ela, juntamente com a pecuária, é segmento fundamental do agronegócio, que, por sua vez, tem importante participação no PIB nacional, no emprego e nas exportações brasileiras.
A presente obra tem como objetivo apresentar um panorama da evolução recente da agricultura no Brasil, enfocando, em especial, as diferentes inter-relações entre mercados internos e externos, seus sistemas de produção e de comercialização, sua estrutura de custo e formação de preços.
Após mostrar uma perspectiva global da evolução do agronegócio no Brasil, destacando dentro deste a agricultura e a pecuária, e analisar o mercado de terras no país, o livro contribui significativamente para o entendimento de aspectos econômicos e administrativos referentes às culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e laranja, as quais representaram 82% da área plantada com culturas no Brasil.
Analisam-se, ainda, as estruturas produtivas, formação de preços, custo de produção, uso do solo e concorrência internacional nas principais cadeias agrícolas do agronegócio brasileiro de cada uma dessas culturas.
O estudo de todos esses fatores, individualmente e na dinâmica de suas interações, proporciona uma visão abrangente a pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio.
Tal conteúdo, transmitido de forma didática, faz desta obra também um livro-texto bastante completo para cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, tanto stricto sensu como latu sensu, em especial nas áreas de economia e administração que venham a focar o agronegócio brasileiro.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-65-5755-038-0 |
Edição | 2 |
Ano | 2022 |
Páginas | 320 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Segurança Alimentar, Produção Agrícola e Desenvolvimento Territorial Niemeyer Almeida Filho, Pedro Ramos (orgs.)de R$72,00 por R$57,60
-
Vinho e Território: a experiência do vale dos vinhedos Antonio César Ortega e Daniel Lemos Jeziornyde R$60,00 por R$48,00
-
Café e Território: A Cafeicultura no Cerrado Mineiro Antonio César Ortega e Clesio Marcelino de Jesusde R$63,00 por R$50,40
-
Desenvolvimento em Territórios Rurais: estudos comparados de Brasil e Espanha Antonio César Ortega e Eduardo Moyano Estrada (orgs.)de R$95,00 por R$76,00
-
Agroindústria Canavieira: estratégias competitivas e modernização Carlos Eduardo de Freitas Viande R$65,00 por R$52,00
-
Tributação no Agronegócio: análise de seus impactos sobre preços, folha de pagamento e lucros Carlos José Caetano Bachade R$48,00 por R$38,40