Pesquisa Educacional na Amazônia: relatos de iniciação
Anselmo Alencar Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e Tania Suely Azevedo Brasileiro (orgs.)
O material apresenta relatos de pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores; aborda a história e memória educacional; discute a linguagem e suas interfaces com a educação e temas relacionados a concepções, práticas e políticas educacionais desenvolvidas no estado de Rondônia. Título de grande interesse para a formação de professores e daqueles que lidam com a educação, quer sejam discentes, docentes ou gestores.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$38,00
por
R$30,40
.
Apresentação
Capítulo 1
A Formação Inicial de Professores na UNIR: aproximações a uma realidade amazônica
Tania Suely Azevedo Brasileiro e Daiana Brandão de Albuquerque
Capítulo 2
Trabalho Docente no Interior do Estado de Rondônia: uma realidade distante dos preceitos legais
Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Orestes Zivieri Neto,
Adriana Moraes Justus Kolben, Cássia Martins,
Edimar Roberto de Lima Sartoro, Mariana de Lima Golfetto,
Sidnéia Ribeiro Pereira e Viviane Marcilheta Morais Oliveira
Capítulo 3
Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos da Rede Pública de Ensino (PROHACAP): democratização do acesso a educação superior com qualidade?
Andréia da Silva Quintanilha Sousa e Danielly de Sousa Rodrigues
Capítulo 4
Formação de Professores: ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação em Guajará-Mirim - RO no período de 1996-2005
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Anselmo Alencar Colares e
Márcia Camila C. Pereira Andrade
Capítulo 5
A Prática Pedagógica de Professoras Alfabetizadoras: um estudo em escolas estaduais de Vilhena-RO - PRÁXIS-ALFA
Juracy Machado Pacífico, Maria Ivonete Barbosa Tamboril,
Andréa Priscila Bertozzi e Cíntia Almeida Gomes
Capítulo 6
Memórias de Professoras da Amazônia
Anselmo Alencar Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e
Nara Cristina Schäfer
Capítulo 7
Didática Etnoambiental: aprendendo e ensinando sustentabilidade na maloca
Josélia Gomes Neves e Genivaldo Froes Scaramuzza
Capítulo 8
A Percepção dos Egressos do Curso de Psicologia da UNIR em Relação à sua Inserção como Professores nas Instituições de Ensino: um estudo de caso em Porto Velho
Tania Suely Azevedo Brasileiro e Danielly Patrícia Santos de Farias
Capítulo 9
Estudo Preliminar sobre a Produção Acadêmico-Científica da Área de Educação na Universidade Federal de Rondônia
Carmen Tereza Velanga e Samara Carvalho de Castro
Capítulo 10
Olhares sobre a Amazônia na Literatura de Viagem
Laura Borges Nogueira e Miguel Nenevé
Capítulo 11
Confrontando e Descobrindo Discursos em Comunidades Ribeirinhas
Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Jaqueline Gomes da Costa e
Simone Duarte da Silvano
Capítulo 12
Linguagem Inovadora e Tradução: uma análise de O Último Vôo do Flamingo e The Last Flight of Flamingo de Mia Couto
Michela Aparecida Santiago e Miguel Nenevé
Capítulo 13
Tradução e Pós-Colonialismo: Uma análise de The Burning Season e a sua tradução para o português
Bianca Freitas e Miguel Nenevé
Sobre os Autores
Capítulo 1
A Formação Inicial de Professores na UNIR: aproximações a uma realidade amazônica
Tania Suely Azevedo Brasileiro e Daiana Brandão de Albuquerque
Capítulo 2
Trabalho Docente no Interior do Estado de Rondônia: uma realidade distante dos preceitos legais
Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Orestes Zivieri Neto,
Adriana Moraes Justus Kolben, Cássia Martins,
Edimar Roberto de Lima Sartoro, Mariana de Lima Golfetto,
Sidnéia Ribeiro Pereira e Viviane Marcilheta Morais Oliveira
Capítulo 3
Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos da Rede Pública de Ensino (PROHACAP): democratização do acesso a educação superior com qualidade?
Andréia da Silva Quintanilha Sousa e Danielly de Sousa Rodrigues
Capítulo 4
Formação de Professores: ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação em Guajará-Mirim - RO no período de 1996-2005
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Anselmo Alencar Colares e
Márcia Camila C. Pereira Andrade
Capítulo 5
A Prática Pedagógica de Professoras Alfabetizadoras: um estudo em escolas estaduais de Vilhena-RO - PRÁXIS-ALFA
Juracy Machado Pacífico, Maria Ivonete Barbosa Tamboril,
Andréa Priscila Bertozzi e Cíntia Almeida Gomes
Capítulo 6
Memórias de Professoras da Amazônia
Anselmo Alencar Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e
Nara Cristina Schäfer
Capítulo 7
Didática Etnoambiental: aprendendo e ensinando sustentabilidade na maloca
Josélia Gomes Neves e Genivaldo Froes Scaramuzza
Capítulo 8
A Percepção dos Egressos do Curso de Psicologia da UNIR em Relação à sua Inserção como Professores nas Instituições de Ensino: um estudo de caso em Porto Velho
Tania Suely Azevedo Brasileiro e Danielly Patrícia Santos de Farias
Capítulo 9
Estudo Preliminar sobre a Produção Acadêmico-Científica da Área de Educação na Universidade Federal de Rondônia
Carmen Tereza Velanga e Samara Carvalho de Castro
Capítulo 10
Olhares sobre a Amazônia na Literatura de Viagem
Laura Borges Nogueira e Miguel Nenevé
Capítulo 11
Confrontando e Descobrindo Discursos em Comunidades Ribeirinhas
Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Jaqueline Gomes da Costa e
Simone Duarte da Silvano
Capítulo 12
Linguagem Inovadora e Tradução: uma análise de O Último Vôo do Flamingo e The Last Flight of Flamingo de Mia Couto
Michela Aparecida Santiago e Miguel Nenevé
Capítulo 13
Tradução e Pós-Colonialismo: Uma análise de The Burning Season e a sua tradução para o português
Bianca Freitas e Miguel Nenevé
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-289-7 |
Edição | 1 |
Ano | 2008 |
Páginas | 218 |
Formato | 140 x 210 mm |