Psicologia e Educação: professor, ensino e aprendizagem
O livro enfoca aspectos relevantes da relação Psicologia-Educação destacando os seus principais atores, professores e alunos, no contexto do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não ficou esquecida a relação com a família.
É resultado do esforço de um grupo de jovens pesquisadores que se voltaram para a formação do professor e diversos aspectos da aprendizagem, tais como: autoestima, escrita, estimulação precoce, educação física, dentre outros.
Apresentação
Parte 1. Perspectivas Teóricas
Capítulo 1
A Psicologia na Formação do Professor
Liomar Maria de Souza
Capítulo 2
Autoestima e Aprendizagem Infantil
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle
Capítulo 3
Escrita Criativa: Avaliando estratégias e procedimentos educacionais eficazes para o Ensino Fundamental
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Capítulo 4
Professor: Da formação inicial à competência para ensinar
Nilza Sanches Tessaro
Capítulo 5
Estimulação em Crianças Atípicas como Fator de Inclusão
Marinez Vanucci Zamai
Capítulo 6
Educação Física: Ensino e criatividade
Alessandra Rezende Barrionovo
Capítulo 7
Estresse e Estilos Parentais
Cecília Rita Bozzo Gregorutti dos Santos
Parte 2. Pesquisas
Capítulo 8
Orientação: Perspectiva de orientandos de mestrado e doutorado
Lucy Nunes Ratier Martins e Telma Witzig
Capítulo 9
Características do Orientador e do Processo de Orientação em Iniciação Científica
Marcos Maestri e Marisa Consenza Rodrigues
Capítulo 10
Trabalho Docente, Estágio, Aulas, Psicologia e Perspectivas de Futuros Professores
Liomar Maria de Souza
Capítulo 11
Educação Inclusiva: Concepções de professores e diretores
Izabella Mendes Sant’Ana
Capítulo 12
Desempenho em Escrita entre Alunos da 4ª Série de Escolas Públicas e Particulares
Daieny Panhan Theodório
O livro enfoca aspectos relevantes da relação Psicologia-Educação destacando os seus principais atores, professores e alunos, no contexto do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não ficou esquecida a relação com a família.
É resultado do esforço de um grupo de jovens pesquisadores que se voltaram para a formação do professor e diversos aspectos da aprendizagem, tais como: autoestima, escrita, estimulação precoce, educação física, dentre outros.
O professor universitário, muitas vezes, assume o papel de orientador de trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses. A relevância dessa orientação está na formação das novas gerações de pesquisadores, ao criar recursos humanos que possam tirar o país da dependência científica e tecnológica, rumo à autossuficiência.
Os textos da primeira parte do livro são úteis como referencial teórico dos temas enfocados e sugestivos quanto a pesquisas a ser realizadas. As pesquisas desenvolvidas fornecem dados para um repensar das práticas psicopedagógicas.
Embora preocupações e participantes comuns liguem os textos, há suficiente independência entre eles, para que possam ser lidos e trabalhados separadamente.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-734-2 |
Coleção | Coleção Psicotemas |
Edição | 2 |
Ano | 2015 |
Páginas | 300 |
Formato | 14 x 21 mm |
Idioma | Português |