Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais
Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais aponta caminhos para a produção de registros sob um ponto de vista crítico, que contempla a rede de fatores e sujeitos envolvidos nos processos de escolarização e oferece inspirações desses documentos para que profissionais da área e estudantes interessados no campo educacional possam, com base neles, estruturar seus instrumentos de busca das informações e modos de elaborar anotações.
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Projeto de intervenção em Psicologia Escolar: Inspirações e possibilidades
Thaisa da Silva Fonseca e Fauston Negreiros
Capítulo 2
Norteadores para a construção do relatório de estágio supervisionado em Psicologia Escolar
Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Camila Turati Pessoa e Solange Pereira Marques Rossato
Capítulo 3
O que revelam os cadernos escolares: Uma proposta de roteiro de análise com base na Psicologia Escolar
Anabela Almeida Costa e Santos Peretta e Lucianna Ribeiro de Lima
Capítulo 4
Relatório em orientação à queixa escolar: De registro a instrumento de atuação
Beatriz de Paula Souza
Capítulo 5
Roteiros e registros de observação em Psicologia Escolar
Fernanda Fochi Nogueira Insfran
Capítulo 6
Questões norteadoras para o mapeamento institucional da subjetividade social
Carlos Eduardo Gonçalves Leal e Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
Capítulo 7
Desenho universal para aprendizagem e inclusão escolar: Proposta de instrumento para implementá-las
Camila Siqueira Cronemberger Freitas e Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
Capítulo 8
Diários de campo e suas potencialidades à luz da Psicologia Escolar
Bruna Saraiva Candeira e Fauston Negreiros
Capítulo 9
Relatórios de Psicologia Escolar para pais/responsáveis
Cássia Maria Lopes Dias Medeiros e Denise Martins da Costa e Silva
Capítulo 10
Relatórios de Psicologia Escolar para gestão
Carolina Martins Moraes, Fauston Negreiros e Thaisa da Silva Fonseca
Capítulo 11
Relatórios de Psicologia Escolar para profissionais externos
Patrícia Melo do Monte e Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa
Capítulo 12
Relatórios de Psicologia Escolar para órgãos jurídicos
Ellery Henrique Barros da Silva, Yamila Larisse Gomes de Sousa e Carolina Martins Moraes
Posto que a palavra tem grande força de produzir no leitor/ouvinte ideias, valores, sonhos, ações e atitudes, é extrema a responsabilidade diante dos registros, pois o que fica documentado tem consequências. No âmbito da Psicologia Escolar Educacional, eles podem produzir competências ou fracassos; guarida ou abandono; inclusão ou exclusão daqueles que protagonizam as questões demandadas ao psicólogo em instituições educativas.
Considerando esse fato, Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais aponta caminhos para a produção de registros sob um ponto de vista crítico, que contempla a rede de fatores e sujeitos envolvidos nos processos de escolarização e oferece inspirações desses documentos para que profissionais da área e estudantes interessados no campo educacional possam, com base neles, estruturar seus instrumentos de busca das informações e modos de elaborar anotações.
Com enfoque no pressuposto de que organização, planejamento e registro são elementos fundamentais na atuação do psicólogo escolar e educacional, esses aspectos são trabalhados em todas as modalidades de registro apresentadas, visando clareza, coerência e uso acertado da linguagem técnica, a fim de que fique acessível a todos os envolvidos no processo.
Na direção oposta de oferecer moldes a serem copiados, este livro propõe discussões e/ou norteadores de documentos que sejam flexíveis e pautados por um olhar crítico-reflexivo que considere as particularidades dos diferentes locais nos quais esses textos são produzidos.
Em especial, moveu-nos o anseio de que, cada vez mais, as realidades cotidianas das instituições, a processualidade da aprendizagem escolar e as múltiplas versões que podem emergir das dificuldades na escolarização possam ser materializadas nos registros realizados, buscando tornar a reflexão em torno da conjuntura social e opressora - que produz desigualdades e sofrimentos - um compromisso com a responsabilidade, a ética, a crítica e a autocrítica profissional ao se elaborarem documentos que versem sobre pessoas do chão da escola.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-65-5755-030-4 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Páginas | 152 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Psicologia Escolar e Arte: uma proposta para a formação e atuação profissional Silvia Maria Cintra da Silvade R$39,00 por R$31,20
-
Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional Sandra Francesca Conte de Almeida (org.)de R$62,00 por R$49,60
-
Formação em Psicologia Escolar: realidades e perspectivas Herculano Ricardo Campos (org.)de R$52,00 por R$41,60
-
Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeidade R$48,00 por R$38,40
-
Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática Solange Múglia Wechsler (org.)de R$68,00 por R$54,40
-
Psicologia Escolar e Educacional: saúde e qualidade de vida Zilda Aparecida Pereira Del Prette (org.)de R$62,00 por R$49,60
-
Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática Claisy Maria Marinho-Araujo (org.)de R$72,00 por R$57,60
-
Adolescência e Escolarização numa Perspectiva Crítica em Psicologia Escolar Ana Karina Amorim Checchiade R$42,00 por R$33,60
-
Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)de R$75,00 por R$60,00
-
Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública Raquel Souza Lobo Guzzo (org.)de R$75,00 por R$60,00
-
Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais Maria Virgínia Dazzani & Vera Lúcia Trevisan de Souza (orgs.)de R$75,00 por R$60,00
-
Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)de R$78,00 por R$62,40
-
A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos Fauston Negreiros e Herculano Ricardo Campos (Orgs.)de R$65,00 por R$52,00
-
Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1 Claisy M. Marinho-Araujo e Adrielle de Matos Borges Teixeira (orgs.)de R$72,00 por R$57,60
-
Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2 Claisy M. Marinho-Araujo e Izabella Mendes Sant'Ana (orgs.)de R$72,00 por R$57,60