Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional
A publicação que ora apresentamos - Psicologia Escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional -, resultado do trabalho e da dedicação de cada colega, em particular, é, ao mesmo tempo, fruto do exercício constante e sempre renovado de uma atividade e ação coletivas, cujo norte foi sempre o interesse maior de contribuir com o debate crítico e propositivo em torno da formação, inicial e continuada, do psicólogo escolar e a consolidação de uma prática profissional voltada para a saúde e bem-estar dos sujeitos em situação de ensino e de aprendizagem, nos diferentes contextos educativos.
Apresentação
Sobre os Autores
Primeira Parte
Formação Inicial - Panorama Histórico e Questões Atuais
Capítulo 1
Psicologia e Educação: Nossa História e Nossa Realidade
Alacir Villa Valle Cruces
Capítulo 2
O Psicólogo na Escola: Avaliação da Formação à Luz das Demandas do Mercado
Herculano R. Campos e Margareth R. B. L. Jucá
Segunda Parte
Formação Continuada e Exercício Profissional - o Desenvolvimento de Competências
Capítulo 3
Psicologia Escolar Institucional: Desenvolvendo Competências para uma Atuação Relacional
Claisy Maria Marinho Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida
Capítulo 4
A Atuação da Psicologia Escolar no Atendimento aos Alunos Encaminhados com Queixas Escolares
Marisa Maria Brito da Justa Neves e Sandra Francesca Conte de Almeida
Capítulo 5
O Psicólogo na Construção da Proposta Pedagógica da Escola: Áreas de Atuação e Desafios para a Formação
Albertina Mitjáns Martínez
Terceira Parte
Exercício Profissional em Foco: o Desafio da Prática
Capítulo 6
Repensando a Formação e o Exercício Profissional do Psicólogo Escolar na Sociedade Pós-Moderna
Maria Helena Novaes
Capítulo 7
Psicologia Escolar: Novos Olhares e o Desafio das Práticas
Maria Regina Maluf
Capítulo 8
Significações sobre a Atuação do Psicólogo Escolar
Tânia Maria de Freitas Rossi e Divaneide Lira Lima Paixão
Quarta Parte
Para além de Currículos e Programas ??o Compromisso Ético-Político do Psicólogo Escolar
Capítulo 9
Educação para a Liberdade, Psicologia da Libertação e Psicologia Escolar: uma Práxis para a Liberdade
Raquel S. L. Guzzo
Capítulo 10
A Ética do Sujeito no Campo Educativo
Sandra Francesca Conte de Almeida
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-412-9 |
Coleção | Coleção Psicologia Escolar e Educacional |
Edição | 3 |
Ano | 2010 |
Páginas | 196 |
Formato | 140 x 210 mm |
Idioma | Português |