Psicossomática Psicanalítica: intersecções entre teoria, pesquisa e clínica

Rodrigo Sanches Peres e Manoel Antônio dos Santos

O presente livro apresenta a epistemologia da concepção psicossomática e suas principais raízes metapsicológicas. Além disso, aborda os desenvolvimentos pós-freudianos que viabilizaram a constituição da psicossomática psicanalítica, conferindo especial atenção à definição de conceitos centrais propostos por Pierre Marty e Joyce McDougall. Descreve, em termos metodológicos, uma pesquisa fundamentada na psicossomática psicanalítica, assim como uma síntese dos principais resultados, a partir de uma interlocução com a literatura especializada. Trata-se, portanto, de uma obra com proposta original, capaz de fornecer elementos para o preenchimento de uma lacuna importante na literatura nacional, sendo indicada, assim, para todos os profissionais de saúde que se interessam pela dimensão emocional de seus pacientes.

Abrir na Amazon.com
Disponibilidade
Sob Encomenda

Fale Conosco
de R$52,00 por R$41,60
.

Prefácio

Palavras Iniciais

Capítulo 1
Bases Teóricas
1.1. Introdução
1.2. Desenvolvimento
1.3. Conclusão

Capítulo 2
Pesquisa em Psicossomática Psicanalítica: uma ilustração
2.1. Contextualização
2.2. Objetivos
2.3. Desenho metodológico
2.4. Resultados: apresentação e discussão
2.5. Conclusão

Palavras Finais

Referências

Anexo

O presente livro se divide, basicamente, em dois capítulos. No primeiro, delineamos a epistemologia da concepção psicossomática e suas principais raízes metapsicológicas. Além disso, abordamos os desenvolvimentos pós-freudianos que viabilizaram a constituição da psicossomática psicanalítica, conferindo especial atenção à definição de conceitos centrais propostos por Pierre Marty e Joyce McDougall. 
No segundo capítulo, apresentamos uma breve descrição, em termos metodológicos, de uma pesquisa fundamentada na psicossomática psicanalítica, assim como uma síntese dos principais resultados, a partir de uma interlocução com a literatura especializada.
Encerrando o livro, algumas considerações sobre a referida pesquisa, circunscrevendo seu alcance e suas implicações para novos estudos. Assim, sugerimos alguns caminhos e apontamos certos limites para a aplicação da psicossomática psicanalítica no desenvolvimento da atividade científica.
O conteúdo das “Palavras finais”, a propósito, concatena-se ao conteúdo das “Palavras iniciais”, dedicadas a questões preliminares, sobre as intersecções entre a teoria, a clínica e a pesquisa em psicanálise.
Trata-se, portanto, de uma obra com proposta original, capaz de fornecer elementos para o preenchimento de uma lacuna importante na literatura nacional, sendo indicada, assim, para todos os profissionais de saúde que se interessam pela dimensão emocional de seus pacientes.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-594-2
Edição 1
Ano 2012
Páginas 168
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

Veja Também