Que Escola é Essa? Anacronismos, resistências e subjetividades
Marcio Mariguela, Ana Maria Faccioli de Camargo e Regina Maria de Souza (orgs.)
O cotidiano da escola tem um forte caráter de repetição, de normalização, de exaustão. Todo dia, a escola parece fazer tudo sempre igual; os professores parecem repetir o mesmo, convidando (obrigando?) os estudantes a também fazerem o mesmo. Essa exaustão do mesmo produz angústia, produz depressão, produz sintomas - em professores e em estudantes -, como alguns dos capítulos desta obra explicitam. Mas será que a repetição normalizadora do cotidiano escolar produz apenas angústia e exaustão? Felizmente, não. E os capítulos deste livro também nos mostram isso. A repetição também pode gerar diferença, se houver criatividade; o cotidiano da escola é também um campo de criação de possibilidades, de instauração de acontecimentos.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$52,00
por
R$41,60
.
O Encanto de uma Apresentação
Regina Maria de Souza
Ana Maria Faccioli de Camargo
Marcio Mariguela
PARTE I - ATMOSFERA ESCOLAR
Capítulo 1
A Síndrome da D Existência: o educador em tempos de fracasso
Rinaldo Voltolini
Capítulo 2
Mal-estar Docente e Modos Atuais do Sintoma
Marcelo Ricardo Pereira
Capítulo 3
Virtude é Coisa que se Ensina? O lugar do cuidado na formação
Marcos Villela Pereira
Cleber Gibbon Ratto
Capítulo 4
O Imaginário da Violência e as Possibilidades de um Trabalho Sobre Si Mesmo como uma Tarefa Política na e pela Escola
Áurea M. Guimarães
PARTE II - SUBJETIVIDADES NA ESCOLA: O ATO EDUCATIVO E SEUS DILEMAS
Capítulo 5
Subjetividades em Relação: aberturas pedagógicas para personalizar o ensino
José Contreras
Capítulo 6
Práticas Curriculares e a Sexualidade no Cotidiano da Escola
Mirian Pacheco Silva
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa
Capítulo 7
Prática Docente, Gênero e Cultura na Escola
Ana Maria Faccioli de Camargo
Maria Helena Pereira Dias
Maria Celeste de Moura Andrade
Capítulo 8
A Docilização da(s) Adolescência(s) na Escola
Adriana Duarte Bonini Mariguela
Ricardo de Castro e Silva
Posfácio
Herança, Pedagogia e Hospitalidade: o sujeito sem transparência
Carlos Skliar
Sobre os Autores
Regina Maria de Souza
Ana Maria Faccioli de Camargo
Marcio Mariguela
PARTE I - ATMOSFERA ESCOLAR
Capítulo 1
A Síndrome da D Existência: o educador em tempos de fracasso
Rinaldo Voltolini
Capítulo 2
Mal-estar Docente e Modos Atuais do Sintoma
Marcelo Ricardo Pereira
Capítulo 3
Virtude é Coisa que se Ensina? O lugar do cuidado na formação
Marcos Villela Pereira
Cleber Gibbon Ratto
Capítulo 4
O Imaginário da Violência e as Possibilidades de um Trabalho Sobre Si Mesmo como uma Tarefa Política na e pela Escola
Áurea M. Guimarães
PARTE II - SUBJETIVIDADES NA ESCOLA: O ATO EDUCATIVO E SEUS DILEMAS
Capítulo 5
Subjetividades em Relação: aberturas pedagógicas para personalizar o ensino
José Contreras
Capítulo 6
Práticas Curriculares e a Sexualidade no Cotidiano da Escola
Mirian Pacheco Silva
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa
Capítulo 7
Prática Docente, Gênero e Cultura na Escola
Ana Maria Faccioli de Camargo
Maria Helena Pereira Dias
Maria Celeste de Moura Andrade
Capítulo 8
A Docilização da(s) Adolescência(s) na Escola
Adriana Duarte Bonini Mariguela
Ricardo de Castro e Silva
Posfácio
Herança, Pedagogia e Hospitalidade: o sujeito sem transparência
Carlos Skliar
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-362-7 |
Edição | 1 |
Ano | 2009 |
Páginas | 206 |
Formato | 140 x 210 mm |