Quem Sou Eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo
Terezinha Camargo Magalhães e Óscar Conceição Sousa
O autoconceito é uma percepção sobre si mesmo que os indivíduos constroem como resultado da sua interação com o meio ambiente físico e social. Tal percepção resulta de uma autoapreciação que o sujeito faz da informação que vai recolhendo ao longo da vida e que o leva à construção de representações mentais que influem nas atitudes e comportamentos que o sujeito assume face ao mundo e às pessoas.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$31,00
por
R$24,80
.
Siglas e Símbolos
Prefácio
Introdução
Capítulo 1
Fundamentação Teórica
Autoconceito como Constructo
É uma estrutura de natureza multidimensional, hierárquica e organizada
Autoconceito, auto-estima e eu ideal
Formação, desenvolvimento e constituição do autoconceito
Importância de estudos sobre o autoconceito
Adolescência e autoconceito
Autoconceito, gênero e idade
Capítulo 2
Metodologia
Tipo de estudo
População e amostra
Instrumento
Procedimento
Capítulo 3
Análise dos Dados
Apresentação
Descrição das variáveis independentes
Gênero
Tipo de escolas
Idade
Resultados dos questionários SDQ II (autoconceito)
Resultados dos questionários SDQ II por escalas
Resultados das correlações entre escalas
Resultados dos questionários SDQ II por grupos
Resultados dos questionários SDQ II cruzando as variáveis Idade e Sexo em cada uma das escolas
Estudo de variâncias
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e gênero
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e idade
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e escolas
Conclusão
Referências
Prefácio
Introdução
Capítulo 1
Fundamentação Teórica
Autoconceito como Constructo
É uma estrutura de natureza multidimensional, hierárquica e organizada
Autoconceito, auto-estima e eu ideal
Formação, desenvolvimento e constituição do autoconceito
Importância de estudos sobre o autoconceito
Adolescência e autoconceito
Autoconceito, gênero e idade
Capítulo 2
Metodologia
Tipo de estudo
População e amostra
Instrumento
Procedimento
Capítulo 3
Análise dos Dados
Apresentação
Descrição das variáveis independentes
Gênero
Tipo de escolas
Idade
Resultados dos questionários SDQ II (autoconceito)
Resultados dos questionários SDQ II por escalas
Resultados das correlações entre escalas
Resultados dos questionários SDQ II por grupos
Resultados dos questionários SDQ II cruzando as variáveis Idade e Sexo em cada uma das escolas
Estudo de variâncias
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e gênero
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e idade
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e escolas
Conclusão
Referências
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-249-1 |
Edição | 1 |
Ano | 2008 |
Páginas | 110 |
Formato | 140 x 210 mm |