Reflexões sobre a Formação de Professores e o Ensino de Ciências e Matemática
Marisa Franzoni e Norma Suely Gomes Allevato (orgs.)
Este livro se apresenta como uma esplêndida colaboração na área do Ensino de Ciências e Matemática. Em linguagem objetiva, sem perder a profundidade e o rigor no tratamento dado à questão do ensino, este livro configura-se como um material didático e educativo. O conjunto dos capítulos retrata a equipe de pesquisadores que, além das formações específicas, somam-se na preocupação pela educação e, principalmente, pelo crescimento humano, motivo final deste trabalho.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$48,00
por
R$38,40
.
Prefácio
A Contribuição das Pesquisas Educacionais para a Formação de Professores e Melhoria de Qualidade da Educação Básica
Jorge Megid Neto
Apresentação
Parte 1.
Formação do Educador
Capítulo 1.
A Teoria Psicanalítica de Winnicott na Formação de Professores
Marisa Franzoni
Capítulo 2.
Para Repensar a Noção de Relação Professor-Aluno Presente nos PCNs: um estudo psicanalítico
Elisabete Aparecida Monteiro
Capítulo 3.
Inclusão, Identidades em Crise e a Formação de Professores
Norma Silvia Trindade de Lima
Capítulo 4.
Aspectos Emergentes da Utilização do Computador na Educação Matemática
Norma Suely Gomes Allevato
Parte 2.
Ensino e Aprendizagem
Capítulo 5.
A Utilização de Materiais do Cotidiano como Estratégia para o Ensino de Ciências e Matemática
Cristina Maria Schuch, Regiane Helena Bertagna e Renata Cristina Sossae
Capítulo 6.
Proposta de uma Atividade que Possibilita a Articulação entre Conhecimentos de Física e de Química Abordando Aspectos Sociais e Ambientais
Belquis Luci Fernandes e Vicente Idalberto Becerra Sablón
Capítulo 7.
A Educação Ambiental como Tema Gerador de Ensino-aprendizagem: avaliação da qualidade de água, alguns ensaios
Brígida Pimentel Villar de Queiroz e Mariana Pinheiro Silveira
Sobre os Autores
A Contribuição das Pesquisas Educacionais para a Formação de Professores e Melhoria de Qualidade da Educação Básica
Jorge Megid Neto
Apresentação
Parte 1.
Formação do Educador
Capítulo 1.
A Teoria Psicanalítica de Winnicott na Formação de Professores
Marisa Franzoni
Capítulo 2.
Para Repensar a Noção de Relação Professor-Aluno Presente nos PCNs: um estudo psicanalítico
Elisabete Aparecida Monteiro
Capítulo 3.
Inclusão, Identidades em Crise e a Formação de Professores
Norma Silvia Trindade de Lima
Capítulo 4.
Aspectos Emergentes da Utilização do Computador na Educação Matemática
Norma Suely Gomes Allevato
Parte 2.
Ensino e Aprendizagem
Capítulo 5.
A Utilização de Materiais do Cotidiano como Estratégia para o Ensino de Ciências e Matemática
Cristina Maria Schuch, Regiane Helena Bertagna e Renata Cristina Sossae
Capítulo 6.
Proposta de uma Atividade que Possibilita a Articulação entre Conhecimentos de Física e de Química Abordando Aspectos Sociais e Ambientais
Belquis Luci Fernandes e Vicente Idalberto Becerra Sablón
Capítulo 7.
A Educação Ambiental como Tema Gerador de Ensino-aprendizagem: avaliação da qualidade de água, alguns ensaios
Brígida Pimentel Villar de Queiroz e Mariana Pinheiro Silveira
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-210-1 |
Edição | 1 |
Ano | 2007 |
Páginas | 156 |
Formato | 140 x 210 mm |