Reinventando a Escola Pública por Nós Mesmos
Esta obra representa uma nova forma de relacionamento entre universidade e escola pública, o que implicou em um trabalho no qual o ensino, a extensão e a pesquisa, se fizeram presentes. A pesquisa teve como objetivo geral construir novas formas de conceber a prática política-pedagógica da organização escolar, transformando as relações de trabalho no âmbito interno da escola pública, bem como entre a unidade escolar e os órgãos centrais da educação. Trata-se de experiência que concretizou a transformação emancipadora no trabalho e na organização na escola pública.
Prefácio
Introdução
Capítulo 01
O Político, o Pedagógico e a Pesquisa
Pedro Ganzeli
Capítulo 02
Planejamento Participativo: construção histórica
Pedro Ganzeli
Sueli Aparecida Gonçalves Baldan
Márcia Regina Siqueira
Deise Dias Fahl
Capítulo 03
Ação Integrada da Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica com a Equipe Gestora da Unidade Educacional
Gláucia Ultimia Coluccini Moreto
Sueli Aparecida Gonçalves Baldan
Capítulo 04
Jogos da Amizade
Ieda Rockenbach
Márcia Scaramuzza
Capítulo 05
Laboratório Interativo de Ciências: caminho para a construção do trabalho integrado na escola pública
Sheyla Pinto da Silva
Vera Regina Maronese Tortorelli
Capítulo 06
Registros em Vídeo no Cotidiano Escolar
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Renata Lanza
Susan Mary Nogueira
Capítulo 07
Trabalho Integrado na Escola Pública: espaço de inclusão
Flávia Roberta Cominatto
Márcia Aparecida dos Santos
Capítulo 08
A Construção de Ciclos de Desenvolvimento Humano: desafios e possibilidades
Maria Lúcia Martins
Regina Carvalho Calvo de Faveri
Sobre os Autores
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-465-5 |
Edição | 1 |
Ano | 2011 |
Páginas | 232 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |