Trabalho didático na universidade: estratégias de formação
O livro tem como proposta uma estratégia de trabalho metodológico para a formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento educativo. A proposta tem como referencial a afirmação da Unesco, “os docentes da educação superior deveriam ocupar-se, sobretudo de ensinar a seus alunos a aprender e a tomar iniciativa, e não a ser, unicamente poços de conhecimentos”. Os autores destacam que o processo pedagógico de qualidade é condicionado por fatores contextuais, objetivos e subjetivos, mas vão além das expressões, pois detalham e explicitam os fatores envolvidos no processo, revelam os indicadores de avaliação, que serão os parâmetros qualitativos.
Prefácio
Introdução
Visão atual da educação superior e suas instituições
Capítulo 1
O Trabalho Docente na Universidade: precisões conceituais
Análise concêntrica da categoria Trabalho Docente: conceitos, dimensões e processos
A qualidade na educação superior
Formação docente e qualidade na educação superior
Trabalho metodológico, qualidade de ensino e formação docente
Capítulo 2
Modelo Educativo e Processo Pedagógico de Qualidade
Para um modelo educativo de qualidade
Qualidade do modelo educativo e formação dos professores
Conceito e caracterização do processo pedagógico
Capítulo 3
O Trabalho Metodológico na Universidade
Sobre o conceito de Trabalho Metodológico
Dimensões do trabalho metodológico: aprofundamento
Os componentes do trabalho metodológico
A avaliação do trabalho metodológico
Níveis de organização do trabalho metodológico
Capítulo 4
Como Instrumentar uma Estratégia de Desenvolvimento Metodológico na Instituição de Educação Superior (IES)?
A Pró-reitoria de Graduação e sua missão: os Grupos Profissionais Interessados (GPIs) subordinados
Definição de estratégia: conceito de estratégia metodológica da IES
Princípios que sustentam a estratégia metodológica
Fases ou etapas da estratégia
Anexo 1
Instrumento de Observação das Atividades Docentes
Anexo 2
Cronograma de Atividades
Referências
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-460-0 |
Edição | 1 |
Ano | 2011 |
Páginas | 146 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Formação e Profissão Docente em Tempos Digitais Dirce Maria Falcone Garcia e Sálua Cecílio (orgs.)de R$47,00 por R$37,60