A compreensão das metodologias descritivas é de fundamental importância para pesquisadores que têm a difícil missão de descrever o perfil sensorial do alimento, ou seja, traçar a sua “impressão digital” sensorial, tão necessária quando se está desenvolvendo um produto ou se pretende estudá-lo, reformulá-lo ou melhorá-lo. Além disso, é necessária na definição de estratégias de marketing voltadas para a promoção de venda e/ou posicionamento do produto no mercado.
Análise sensorial descritiva visa estreitar a lacuna entre a pesquisa empírica, aquela executada e interpretada em laboratório; e a aplicação industrial, focada no desenvolvimento e disponibilização do produto para o mercado consumidor. Para isso, apresenta texto didático e autoexplicativo, com exemplos práticos de diversos estudos realizados com equipes treinadas e semitreinadas e com consumidores, utilizando as metodologias clássicas e os métodos emergentes.
Esta publicação, composta por seis capítulos, está dividida em três partes: Parte I – Metodologias clássicas; Parte II – Metodologias alternativas: equipes semitreinadas; e Parte III – Metodologias rápidas: abordagem com consumidores. Seu público-alvo são estudantes graduandos e pós-graduandos de Engenharia de Alimentos e cursos afins, professores e consultores das diversas áreas de produção, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos alimentícios.
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ISBN: 9786559250653
Editora: UFV
Autor: Valéria Paula Rodrigues Minim
Edição: 2
Ano: 2023
Páginas: 291
Formato: 15 x 21 cm
Idioma: Português
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