Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da infância brasileira - Volume 1-0

Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da infância brasileira – Volume 1

Neste livro apresentamos estudos, pesquisas e debates sobre as infâncias diversas do território brasileiro, reunindo trabalhos inéditos, em diferentes regiões e estados do Brasil e sob o olhar analítico e reflexivo de estudiosos da área, considerando as perspectivas críticas em Psicologia do Desenvolvimento.

O preço original era: R$ 78,00.O preço atual é: R$ 54,60.

Simulação de frete

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1.
Concepções de desenvolvimento e infância em um programa social brasileiro: uma análise antidesenvolvimentista e decolonial
Polianne Delmondez e Cândida Beatriz Alves

Capítulo 2.
“Vocês ficam (só) brincando?” Modos de subjetivação no divertir-se em coletivo
Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Brenda Ponte Fonseca, Stefani Baima de Sousa, Maria Eduarda D’Almeida Santos Ysla e Mariana de Sousa

Capítulo 3.
Acolhimento institucional infantil: reflexões sobre práticas a partir da psicologia do desenvolvimento
Laísy de Lima Nunes e Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos

Capítulo 4.
Desenvolvimento humano e aprendizagem escolar com/na natureza: sentidos atribuídos por professoras da educação infantil
Thaís de Jesus Avelino e Fauston Negreiros

Capítulo 5.
Onde brincam as crianças de Brasília? Reflexões sobre os parquinhos públicos da capital brasileira
Gabriela Sousa de Melo Mietto e Valéria Marques

Capítulo 6.
Confluência com as infâncias em territórios cearenses: tensionamentos contracoloniais às políticas públicas
Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Tássya Bruna Galvão Araújo, Georgia Bezerra Gomes e Kathleen Maria Arcanjo Mont’Alverne

Capítulo 7.
O tempo e o ritmo da infância na escola: perspectivas de desenvolvimento infantil no Distrito Federal
Hannah Assante Lampert e Regina Lúcia Sucupira Pedroza

Capítulo 8.
Mudanças no brincar e aprender na transição da educação infantil para o ensino fundamental: ações e interpretações das crianças
Patrícia C. Campos Ramos e Silviane B. Barbato

Capítulo 9.
Quem são as crianças com queixa escolar? Um estudo da orientação à queixa escolar à luz da teoria histórico-cultural
Mariane Caldeira Alves Mendes e Janaina Cassiano Silva

Capítulo 10.
Percepções sobre risco e proteção de crianças no programa ConViVer
Jaqueline Sobreira Rodrigues, Patrícia Oliveira Lima e Normanda Araujo de Morais

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da infância brasileira – Volume 1”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ISBN: 978-65-5755-088-5

Editora: Alínea

Autor: Fauston Negreiros e Marck de Souza Torres (org.)

Edição: 1

Ano: 2025

Páginas: 200

Formato: 16 x 23 cm

Idioma: Português

Produtos relacionados