Prefácio
Apresentação
Capítulo 1.
Concepções de desenvolvimento e infância em um programa social brasileiro: uma análise antidesenvolvimentista e decolonial
Polianne Delmondez e Cândida Beatriz Alves
Capítulo 2.
“Vocês ficam (só) brincando?” Modos de subjetivação no divertir-se em coletivo
Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Brenda Ponte Fonseca, Stefani Baima de Sousa, Maria Eduarda D’Almeida Santos Ysla e Mariana de Sousa
Capítulo 3.
Acolhimento institucional infantil: reflexões sobre práticas a partir da psicologia do desenvolvimento
Laísy de Lima Nunes e Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos
Capítulo 4.
Desenvolvimento humano e aprendizagem escolar com/na natureza: sentidos atribuídos por professoras da educação infantil
Thaís de Jesus Avelino e Fauston Negreiros
Capítulo 5.
Onde brincam as crianças de Brasília? Reflexões sobre os parquinhos públicos da capital brasileira
Gabriela Sousa de Melo Mietto e Valéria Marques
Capítulo 6.
Confluência com as infâncias em territórios cearenses: tensionamentos contracoloniais às políticas públicas
Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Tássya Bruna Galvão Araújo, Georgia Bezerra Gomes e Kathleen Maria Arcanjo Mont’Alverne
Capítulo 7.
O tempo e o ritmo da infância na escola: perspectivas de desenvolvimento infantil no Distrito Federal
Hannah Assante Lampert e Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Capítulo 8.
Mudanças no brincar e aprender na transição da educação infantil para o ensino fundamental: ações e interpretações das crianças
Patrícia C. Campos Ramos e Silviane B. Barbato
Capítulo 9.
Quem são as crianças com queixa escolar? Um estudo da orientação à queixa escolar à luz da teoria histórico-cultural
Mariane Caldeira Alves Mendes e Janaina Cassiano Silva
Capítulo 10.
Percepções sobre risco e proteção de crianças no programa ConViVer
Jaqueline Sobreira Rodrigues, Patrícia Oliveira Lima e Normanda Araujo de Morais
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